OpenAI lança GPT-5 com foco em raciocínio avançado
Nova versão possui melhorias em precisão, segurança, memória e integração.
Por Jornalismo Tempo FM
20 de Agosto de 2025 às 14:00
A OpenAI anunciou, na última quinta-feira (7), o lançamento do GPT-5, a mais recente versão do modelo de linguagem do ChatGPT. A empresa afirma que o sistema trouxe avanços significativos, está mais natural nas conversas, reconhece melhor suas limitações e apresenta avanços em programação.
"O GPT-5 é realmente a primeira vez que, na minha opinião, um dos nossos principais modelos deu a impressão de que você pode perguntar qualquer coisa a um especialista legítimo, um especialista com nível de doutorado", disse o CEO da OpenAI, Sam Altman, em uma coletiva de imprensa.
GPT é a sigla em inglês para Transformador Generativo Pré-treinado, um modelo de linguagem treinado por inteligência artificial para simular o raciocínio humano.
Além de avanços em áreas como saúde e finanças, o modeloganhou a habilidadede criar softwares de forma quase instantânea. Essa ideia de software sob demanda será uma das características definidoras da era GPT-5.
Da experimentação à consolidação
Há quase três anos, o ChatGPT apresentou ao mundo a IA generativa, com textos em prosa e poesia de qualidade semelhante à humana, tornando-se um dos aplicativos de crescimento mais rápido da história. Em 2023, a chegada do GPT-4 representou um avanço relevante, baseado no aumento de dados e poder computacional.
O GPT-5, porém, inaugura um caminho diferente: a computação em tempo de teste. Essa tecnologia permite que o modelo gaste mais tempo "pensando" em cada pergunta, o que amplia a capacidade de resolver problemas complexos de matemática, programação e casos que exigem raciocínio avançado.
Na prática, o GPT-5 atua como um “roteador”: quando recebe uma questão difícil, aciona a computação em tempo de teste para entregar uma resposta mais elaborada. Essa é a primeira vez que o público em geral terá acesso a esse recurso.
Expansão global
Altman ressaltou ainda a necessidade de expandir a infraestrutura global para tornar a tecnologia acessível em todos os mercados. Para a OpenAI, o GPT-5 marca a transição da inteligência artificial de ferramenta experimental para uma infraestrutura essencial da vida digital.
O marco do aplicativo mais baixado do mundo e o lançamento do GPT-5 deixam claro que a inteligência artificial deixou de ser apenas promessa e entrou em uma fase de consolidação, tornando-se parte integrante do dia a dia e um pilar central da transformação digital em curso.