Congresso instala CPMI do INSS para investigar fraudes bilionárias
A CPI terá como objetivo apurar esquema de fraudes envolvendo contas bancárias de aposentados, pensionistas e beneficiários.
Por Jornalismo Tempo FM
20 de Agosto de 2025 às 15:01
O Congresso Nacional instalou, nesta quarta-feira (20), a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, que terá a missão de investigar fraudes envolvendo aposentados e pensionistas. O colegiado, formado por 16 senadores e 16 deputados, além de suplentes, terá prazo de 180 dias para concluir os trabalhos.
A criação da comissão foi solicitada pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT). As duas conseguiram apoio de 223 deputados e 36 senadores. O requerimento se baseou em investigações conduzidas pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU), divulgadas em abril.
De acordo com as apurações, entidades cobraram de forma irregular mensalidades diretamente dos benefícios de aposentados e pensionistas, sem autorização prévia. O esquema teria movimentado cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
O senador Carlos Viana (Podemos–MG) foi eleito presidente da CPMI, derrotando o nome preferido pela base governista, Omar Aziz (PSD–AM) — indicado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União–AP). O placar da votação foi decisivo: 17 votos a 14 a favor de Viana.