Notícias→Educação→Cursos de Medicina mal avaliados pelo MEC podem ser suspensos e até extintos
Cursos de Medicina mal avaliados pelo MEC podem ser suspensos e até extintos
O MEC fará avaliação anual dos cursos, o EnaMED, e cursos com notas baixas sofreram punições.
Por Jornalismo Tempo FM
20 de Agosto de 2025 às 12:23
O Ministério da Educação (MEC) vai avaliar, anualmente, os cursos de Medicina ofertados em todo o Brasil. O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (EnaMed) vai ser aplicado pela primeira vez no dia 19 de outubro.
O resultado da avaliação sai em dezembro e já deve afetar as matrículas realizadas para a graduação para 2026.
As faculdades que tiverem notas 1 ou 2 - o mínimo é 1 e o máximo é 5 - podem sofrer medidas como suspensão ou até extinção do curso, em caso de reincidência.
“O grande objetivo é melhorar a formação de médicos em todo o Brasil. Vamos ser criteriosos com todos os cursos, que vão ser supervisionados e avaliados. Vamos avaliar como está a qualidade na formação dos alunos e, consequentemente, do curso ofertado pela instituição, o que vai permitir ao MEC tomar algumas medidas”, afirmou o ministro Camilo Santana.
Quais as medidas?
Instituições que tiraram nota 2: Redução de vagas para ingresso nos cursos.
Instituições que tiraram nota 1: Suspensão de matrícula para novos alunos.
Conceitos 1 e 2 ainda terão a suspensão de contratos de Financiamento Estudantil (Fies) e ficam impedidos de participar do Prouni (Programa Universidade Para Todos).
Defesa das Instituições
Antes de qualquer cautelar, os cursos de Medicina vão poder se defender. Nos 30 dias subsequentes à divulgação das notas, o MEC vai procurar as instituições que podem ser afetadas. Depois disso, as faculdades terão mais 30 dias para apresentar defesa.
O MEC então vai reavaliar as instituições no EnaMed do ano seguinte. Caso não haja uma evolução, o curso pode acabar sendo extinto.