O vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, afirmou que cinco montadoras possuem carros de entrada que estão aptos a participar do programa Carro Sustentável e terão IPI zerado.
O vice-presidente anunciou a publicação de um decreto que reduz as alíquotas de IPI dos carros mais leves e econômicos, movidos a energia limpa e que atendam requisitos de reciclabilidade e segurança.
A medida cria a modalidade de Carro Sustentável, na qual veículos compactos com alta eficiência energética e ambiental e fabricados no Brasil terão o IPI zerado.
As montadoras, segundo Alckmin, são a Volkswagen com o Polo, a GM, com o Onix, a Renault, com o Kwid, a Hyundai, com o HB20, e a Stellantis, com o Mobi e o Argo.
Segundo Alckmin, outras montadoras poderão entrar na iniciativa em breve.
Com isso, o preço inicial dos carros deve cair de cerca de R$ 80 mil para R$ 76 mil. Mas, montadoras já começaram a anunciar descontos extras para reaquecer as vendas, o que pode gerar um boom a partir do mês de julho.
Para ter o imposto zerado, os carros precisam atender a requisitos de baixa emissão de poluentes, serem carros compactos, terem mais de 80% de materiais recicláveis e serem completamente fabricados no Brasil.
Os carros que não foram contemplados com IPI Zero terão o imposto aumentado de 5,27% para 6,3%.
Os que forem movidos a etanol, os híbridos, híbridos flex ou elétricos poderão ter alguns descontos a partir desta alíquota.
Em contrapartida, os carros a gasolina e a diesel ou os híbridos com esses combustíveis terão aumento de imposto.
Foto: Reprodução.