Notícias→Economia→As mulheres se endividam mais que os homens em Fortaleza
As mulheres se endividam mais que os homens em Fortaleza
A principal causa é a falta de planejamento financeiro
Por Jornalismo Tempo FM
24 de Março de 2025 às 13:45
A Federação do Comércio apontou que a taxa de inadimplência potencial na capital cearense, que indica o percentual de pessoas com risco de não conseguir pagar suas dívidas, subiu para 10,2% em março.
O levantamento revela que as mulheres são as que mais enfrentam dificuldades financeiras, com uma taxa de 12%, que é muito superior à média geral.
A pesquisa mostrou ainda que as pessoas acima de 35 anos representam 11% do grupo de inadimplentes potenciais, enquanto os consumidores com renda de até cinco salários-mínimos registram a mesma taxa.
Esses números revelam um panorama preocupante, especialmente para as classes mais vulneráveis, que têm mais dificuldade em manter suas contas em dia.
Um dado que chama atenção é o contraste entre o desejo de controle financeiro e a realidade da gestão de dívidas.
Apesar de 71% dos entrevistados afirmarem possuir um orçamento mensal e acompanhar seus gastos, nem todos conseguem manter um controle efetivo.
Outros 16% até fazem um planejamento financeiro, mas não monitoram de forma constante, enquanto 12% sequer acompanham suas despesas regularmente.
Os principais fatores que levam ao endividamento incluem a falta de planejamento financeiro, mencionada por 61% dos entrevistados, seguida pelo aumento de gastos essenciais e pelas compras por impulso.