Notícias→Dinheiro→Pix Parcelado começa a funcionar em setembro: entenda como vai funcionar e o que muda
Pix Parcelado começa a funcionar em setembro: entenda como vai funcionar e o que muda
A iniciativa deve favorecer mais de 60 milhões de brasileiros que não têm acesso a cartão de crédito.
Por Jornalismo Tempo FM
01 de Setembro de 2025 às 15:30
A partir de setembro de 2025, os brasileiros terão acesso a uma nova funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos: o Pix Parcelado. A iniciativa do Banco Central do Brasil permitirá que consumidores parcelem compras e transferências realizadas via Pix, em modelo semelhante ao do cartão de crédito.
Na prática, quem recebe o pagamento terá o valor integral de forma imediata, enquanto o pagador poderá quitar o montante em parcelas, acrescidas de juros.
Como vai funcionar
Segundo o Banco Central, o Pix Parcelado funcionará como uma operação de crédito, com taxas que variam conforme o perfil do cliente. Hoje, os bancos já oferecem a modalidade com cobranças que vão de 1,59% a 9,99% ao mês, podendo mudar de acordo com a análise de crédito.
O serviço terá duas formas principais:
• Empréstimo pessoal: as parcelas são debitadas diretamente da conta do cliente. • Cartão de crédito: o valor é incluído na fatura mensal.
De acordo com o Banco Central, o Pix Parcelado deve estimular o uso da ferramenta no varejo, principalmente em compras de alto valor, funcionando como alternativa para consumidores com acesso limitado a cartões de crédito.
Além de compras, a funcionalidade poderá ser utilizada para qualquer transação via Pix, inclusive transferências.
A expectativa é de que os juros do Pix Parcelado sejam mais baixos do que em modalidades de crédito convencionais, já que o sistema elimina intermediários e pode reduzir custos tanto para clientes quanto para lojistas.
Foto: Bruno Peres / Agência Brasil Com informações do Diário do Nordeste.