Promoções
Notícias
Notícias
AutomobilismoAviaçãoBem EstarBrasilCearáCiênciaCinemaComunicaçãoConcursosCulturaDestaqueDinheiroDireitos HumanosEconomiaEducaçãoEmpregoEsporteFortalezaG20InternacionalMeio AmbienteMercadoMundoMúsicaNegóciosPolitica InternacionalPolítica NacionalSaúdeSegurançaServiçoTecnologiaTurismoUtilidade PúblicaVeículosViolência
ProgramaçãoAnuncie
08:32
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
Notícias
Notícias→Saúde→Ansiedade e depressão estão mais presentes em jovens que fumam vape e cigarro

Ansiedade e depressão estão mais presentes em jovens que fumam vape e cigarro

Levantamento com mais de 60 mil adolescentes nos EUA mostra que, além de causar dependência, fumar está ligado a prejuízos no humor, na memória e em funções cognitivas

Por Jornalismo Tempo FM
01 de Setembro de 2025 às 09:54

Adolescentes que fumam tanto cigarros eletrônicos quanto às versões convencionais têm mais risco de apresentar transtornos mentais como depressão e ansiedade, mostra um estudo publicado em julho no periódico científico Plos Mental Health, feito por cientistas da Universidade de West Virginia, nos Estados Unidos.

A taxa de sintomas de depressão e ansiedade em quem fuma o cigarro comum é, respectivamente, de 35% e 38%.

Nos usuários de versão eletrônica, o vape, esses números sobem para 36% e 40,5%.

Entre quem fuma os dois tipos, são ainda mais altos: 43,5% e 42,5%. É quase o dobro dos que não fumam nada: 21,8% e 26,4%.

Os autores chegaram a esse resultado após avaliarem dados coletados de 2021 a 2023 em uma enquete nacional, a National Youth Tobacco Survey, feita com 60 mil estudantes de ensino fundamental e médio. O questionário inclui perguntas sobre hábitos em relação ao tabagismo e transtornos depressivos e ansiosos.

“Há vários estudos que correlacionam uso de cigarro com transtornos mentais, mas a novidade deste é o tamanho da amostra, os dados sobre uso de vape e o público adolescente”, destaca o psiquiatra Luiz Zoldan, gerente médico do Espaço Einstein de Saúde Mental e Bem-Estar, do Einstein Hospital Israelita.

Naqueles que desenvolvem dependência, a nicotina poderia comprometer o desenvolvimento cerebral, afetar a regulação do humor e trazer prejuízos à memória e à função cognitiva. Mas o estudo dos EUA não fez uma análise ao longo do tempo dos jovens avaliados.

"Por isso, a pesquisa não permite estabelecer uma relação de causa e efeito. Não se sabe se o tabaco causa os sintomas ou se o uso do cigarro vem deles”, pondera Zoldan.

O artigo aponta ainda uma associação entre tabagismo e uso de redes sociais: aqueles que usavam pelo menos três horas por dia nas plataformas eram mais propensos a fumar em relação a quem nunca usava essas mídias. 

Vapes não são inofensivos


Entre jovens, os dispositivos eletrônicos são percebidos como mais seguros e atrativos, o que aumenta o consumo por esse público.

No entanto, os vapes não são inofensivos. Além da nicotina, substância que causa dependência, os líquidos utilizados podem conter metais pesados, compostos cancerígenos e outras substâncias irritantes para o sistema respiratório.

O uso frequente pode provocar inflamações pulmonares, crises de falta de ar e prejudicar a capacidade física, especialmente em adolescentes ainda em desenvolvimento.

Outro ponto de atenção é que a aparência moderna e os sabores adocicados do cigarro eletrônico mascaram a sensação de estar fumando, o que facilita o uso excessivo e aumenta o risco de dependência. Por isso, os órgãos de saúde recomendam o reforço de ações educativas e prevenção nas escolas e em casa. 

Foto: Freepik
Com informações de O Povo / Agência Einstein

Veja mais

Tecnologia
1.
OpenAI lança GPT-5 com foco em raciocínio avançado
Turismo
2.
Alta estação de julho atrai meio milhão de turistas ao Ceará
Internacional
3.
Mais de 500 mil pessoas estão passando fome em Gaza, diz monitor global.
Fortaleza
4.
Rede de assistência social de Fortaleza vai ter 33 equipamentos requalificados e seis novos
Política Nacional
5.
Presidente assina decreto que regulamenta a TV 3.0: nova tecnologia da televisão aberta
© 2025, Tempo FM 103.9.
Todos os direitos reservados.
(85) 3264-3196tempofm@tempofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você