Governo Federal anuncia criação de sala exclusiva para autistas em aeroportos.
Expectativa é criar 20 salas especiais até 2026.
Por Jornalismo Tempo FM
05 de Novembro de 2024 às 19:31
Salas acolhedoras, com adaptações avançadas, voltadas aos cerca de 200 mil passageiros que possuem diagnóstico de espectro autista (TEA) e outras neurodivergências, serão criadas no programa, que foi anunciado hoje, pelo ministro Silvio Costa Filho.
O programa visa proporcionar uma melhor experiência nos aeroportos brasileiros para passageiros neurodivergentes, especialmente com TEA, e seus familiares.
Para isso, os terminais aéreos contarão com vários aprimoramentos, entre eles, a instalação de salas multissensoriais que oferecerão estímulos sensoriais visuais, táteis e auditivos, promovendo relaxamento, concentração e bem-estar.
Salas de acomodação com ambientes tranquilos e estímulos reduzidos, pensadas para acolher passageiros durante momentos de crise, oferecendo um espaço calmo e seguro, são o objetivo do programa.
Já existem atualmente quatro salas instaladas em aeroportos do Brasil e a previsão é de que mais 5 sejam implementadas até o primeiro trimestre de 2025, sendo mais uma entregue já em novembro, no aeroporto de Natal, no Rio Grande do Norte.
A iniciativa é inspirada em experiências de salas sensoriais instaladas pela Concessionária Zurich Airport, nos aeroportos de Florianópolis, em Santa Catarina, e Vitória, no Espírito Santo, integrada ao programa Viver Sem Limites ll.
A meta é que todos aeroportos das capitais e os principais, com maior fluxo, possam ter instaladas essas salas.
Foto: Floripa Airport.