Notícias→Fortaleza→Cinco bairros de Fortaleza terão novas áreas verdes protegidas por lei; veja locais
Cinco bairros de Fortaleza terão novas áreas verdes protegidas por lei; veja locais
Com essas áreas, Fortaleza passa a ter 30 parques urbanos, ampliando a cobertura verde da cidade e ajudando a combater as ilhas de calor.
Por Jornalismo Tempo FM
10 de Setembro de 2025 às 16:40
A Prefeitura de Fortaleza anunciou, nesta quarta-feira (10), a criação de cinco novas áreas ambientais protegidas por lei em bairros da periferia da cidade. A medida foi divulgada durante o evento “Diálogos Rumo à COP 30”, no Centro de Eventos do Ceará, que debate mudanças climáticas.
As áreas correspondem a lagoas já existentes e agora terão delimitação legal, com o objetivo de preservar a vegetação e os recursos hídricos, além de impedir ocupações irregulares. A criação dos parques será feita por decreto municipal, que ainda deve ser enviado à Câmara Municipal para discussão e votação.
Os cinco novos parques urbanos serão:
Parque Urbano da Lagoa do Aracapé (Aracapé);
Parque Urbano da Lagoa do Urubu (Floresta);
Parque Urbano Zeza Olho D’Água (Jardim das Oliveiras);
Parque Urbano da Lagoa Paupina (Paupina);
Parque Urbano Zoobotânico do Passaré (Passaré).
Este último já possui estrutura, pois abriga o Horto Municipal Falconete Fialho e o Zoológico Sargento Prata, mas ainda não tinha regulamentação oficial como parque.
Com as novas áreas, Fortaleza passará a ter 30 parques urbanos, juntando-se a espaços já consolidados como o Parque Rio Branco, o Parque Adahil Barreto e o Parque Rachel de Queiroz.
Segundo o prefeito Evandro Leitão, a iniciativa contribui para ampliar a cobertura verde da cidade, combater ilhas de calor e garantir mais saúde e bem-estar à população.
Com informações do Diário do Nordeste. Foto: Nilton Alves