Governo dos EUA abre investigação comercial contra o Brasil.
O documento que detalha a investigação diz que o Brasil pode estar prejudicando a competitividade de empresas americanas.
Por Jornalismo Tempo FM
16 de Julho de 2025 às 08:41
O governo dos Estados Unidos abriu uma investigação comercial contra o Brasil. A apuração, a cargo do USTR (Escritório do Representante de Comércio dos EUA), vai avaliar práticas do país em áreas como comércio eletrônico e tecnologia, taxas de importação e desmatamento. "Sob o comando do presidente Donald Trump, eu abri a investigação sobre os ataques do Brasil às empresas de rede social americanas e outras práticas comerciais injustas", disse, em nota, Jamieson Greer, o representante dos EUA para o comércio. O documento que detalha a investigação diz que o Brasil pode estar prejudicando a competitividade de empresas americanas ao retaliar redes sociais por elas não censurarem conteúdo político e restringir a capacidade das empresas de oferecer serviços. A decisão cita também "tarifas preferenciais e injustas", falta de práticas anticorrupção, problemas de propriedade intelectual, acesso ao mercado de etanol, desmatamento ilegal e discriminação aos americanos no comércio. Sobre as tarifas praticadas pelo Brasil, a investigação vai se debruçar sobre taxas supostamente menores cobradas pelo Brasil de países que competem com os EUA, segundo o documento. A decisão leva em conta também "a falha do Brasil em aplicar medidas anticorrupção e de transparência". Não há detalhamento de como isso teria acontecido.
Em relação à propriedade intelectual, o documento diz que o Brasil "aparentemente nega proteção efetiva e adequada", o que prejudicaria trabalhadores americanos que trabalham em setores criativos e de inovação.
No etanol, a acusação é a de que o Brasil deixou de demonstrar disposição em providenciar um tratamento sem taxas para o combustível americanos. "Ao contrário, agora aplica uma tarifa substancialmente maior às exportações americanas", afirma.
Além disso, o governo americano disse que o Brasil estaria falhando em aplicar efetivamente leis e regulações destinadas a parar com o desmatamento ilegal.
A investigação comercial que Donald Trump determinou contra o Brasil tem potencial de gerar danos adicionais à economia brasileira. A iniciativa traz riscos de novas sanções, consideradas de difícil reversão.