Promoções
Notícias
Notícias
AutomobilismoAviaçãoBem EstarBrasilCearáCiênciaCinemaComunicaçãoConcursosCulturaDestaqueDinheiroDireitos HumanosEconomiaEducaçãoEmpregoEsporteFortalezaG20Meio AmbienteMercadoMundoMúsicaNegóciosPolitica InternacionalPolítica NacionalSaúdeSegurançaTecnologiaTurismoUtilidade PúblicaVeículosViolência
ProgramaçãoAnuncie
09:31
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
Notícias
Notícias→Politica Internacional→Governo dos EUA abre investigação comercial contra o Brasil.

Governo dos EUA abre investigação comercial contra o Brasil.

O documento que detalha a investigação diz que o Brasil pode estar prejudicando a competitividade de empresas americanas.

Por Jornalismo Tempo FM
16 de Julho de 2025 às 08:41

 O governo dos Estados Unidos abriu uma investigação comercial contra o Brasil. 
A apuração, a cargo do USTR (Escritório do Representante de Comércio dos EUA), vai avaliar práticas do país em áreas como comércio eletrônico e tecnologia, taxas de importação e desmatamento.
"Sob o comando do presidente Donald Trump, eu abri a investigação sobre os ataques do Brasil às empresas de rede social americanas e outras práticas comerciais injustas", disse, em nota, Jamieson Greer, o representante dos EUA para o comércio.
O documento que detalha a investigação diz que o Brasil pode estar prejudicando a competitividade de empresas americanas ao retaliar redes sociais por elas não censurarem conteúdo político e restringir a capacidade das empresas de oferecer serviços.
A decisão cita também "tarifas preferenciais e injustas", falta de práticas anticorrupção, problemas de propriedade intelectual, acesso ao mercado de etanol, desmatamento ilegal e discriminação aos americanos no comércio.
Sobre as tarifas praticadas pelo Brasil, a investigação vai se debruçar sobre taxas supostamente menores cobradas pelo Brasil de países que competem com os EUA, segundo o documento.
A decisão leva em conta também "a falha do Brasil em aplicar medidas anticorrupção e de transparência". Não há detalhamento de como isso teria acontecido.

Em relação à propriedade intelectual, o documento diz que o Brasil "aparentemente nega proteção efetiva e adequada", o que prejudicaria trabalhadores americanos que trabalham em setores criativos e de inovação.

No etanol, a acusação é a de que o Brasil deixou de demonstrar disposição em providenciar um tratamento sem taxas para o combustível americanos. "Ao contrário, agora aplica uma tarifa substancialmente maior às exportações americanas", afirma.

Além disso, o governo americano disse que o Brasil estaria falhando em aplicar efetivamente leis e regulações destinadas a parar com o desmatamento ilegal.

A investigação comercial que Donald Trump determinou contra o Brasil tem potencial de gerar danos adicionais à economia brasileira. A iniciativa traz riscos de novas sanções, consideradas de difícil reversão.

Foto: Reprodução.

Veja mais

Política Nacional
1.
PGR apresenta nesta segunda alegações finais em ação contra Bolsonaro e sete réus.
Economia
2.
'Valerá a palavra do beneficiário', diz ministro sobre devolução de descontos indevidos do INSS.
Ceará
3.
PF realiza operação contra tráfico internacional de armas com destino ao Ceará.
Política Nacional
4.
PF faz buscas na Câmara dos Deputados em operação contra fraudes em licitações no Ceará.
Política Nacional
5.
Governo publica veto de Lula ao aumento no número de deputados.
© 2025, Tempo FM 103.9.
Todos os direitos reservados.
(85) 3264-3196tempofm@tempofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você