O anúncio da suspensão da concessão de vistos de imigração para brasileiros pelos Estados Unidos, a partir do dia 21 de janeiro, provocou aumento expressivo na procura por agências de assessoria de viagem no Ceará. Somente na quarta-feira (14), dia da divulgação da medida, algumas empresas registraram crescimento entre 150% e 233% na demanda.
Embora a restrição atinja apenas vistos de imigrante, o receio de que a medida seja ampliada tem levado interessados em viagens de turismo a antecipar a solicitação do documento. A preocupação também está relacionada à Copa do Mundo da FIFA de 2026, que será realizada entre junho e julho, com os EUA como um dos países-sede.
Segundo o Departamento de Estado norte-americano, a suspensão afeta 74 países e tem como foco imigrantes que recorrem a programas de assistência social. O órgão afirma que a emissão de vistos de turismo não foi impactada, mas especialistas recomendam antecipação diante da possibilidade de novas restrições e do aumento da demanda.