O governador Elmano de Freitas (PT) visitou, nesta sexta-feira (23), as obras de duplicação da BR-116 no trecho que corta o município de Chorozinho e garante acesso à cidade de Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza.
A intervenção, considerada estratégica para a logística e o escoamento da produção no Ceará, contempla 22 quilômetros de extensão e recebe investimento de R$ 270,6 milhões do Governo Federal.
Durante a visita, Elmano afirmou que a duplicação da BR-116 esteve entre as principais demandas apresentadas diretamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o governador, a obra representa um avanço significativo para a mobilidade, a segurança viária e a competitividade econômica do Estado.
“Tenho absoluta convicção de que essa obra é muito importante para a logística do Ceará. Temos a possibilidade, inclusive, de ainda este ano ter um trecho concluído para o povo cearense. Com essa obra, vamos garantir uma outra situação de logística e transporte para cearenses e brasileiros”, declarou.
O projeto prevê a construção de três viadutos, com acessos para os municípios de Pacajus, Chorozinho e Barreira, além de três passarelas para pedestres e quatro pontes sobre os rios Sangradouro, Campestre, Choró e Braço do Rio Choró. Também estão incluídas a implantação de 9,64 quilômetros de vias marginais em pavimento flexível, a restauração de 22,07 quilômetros da pista já existente e a construção de 22,13 quilômetros de um novo trecho duplicado.
As obras tiveram início em 2025 e têm previsão de conclusão para 2027. Para 2026, a expectativa do Governo do Estado é entregar 10 quilômetros da nova pista duplicada e restaurar outros 10 quilômetros do traçado atual, o que corresponde a aproximadamente 50% do objetivo final do empreendimento.
Além da duplicação da BR-116, Elmano anunciou que deve se reunir nos próximos dias com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para tratar de novos investimentos na malha rodoviária federal que corta o Ceará. Entre as próximas iniciativas, está o início do processo de licitação para a duplicação das BRs 222 e 020.