Notícias→Negócios→No 1º dia do tarifaço, 27 contêineres com castanha de caju e pescados deixam de embarcar no Ceará.
No 1º dia do tarifaço, 27 contêineres com castanha de caju e pescados deixam de embarcar no Ceará.
Boa parte das exportações cearenses ficou de fora de lista de isenções e tem tarifa de 50%.
Por Jornalismo Tempo FM
06 de Agosto de 2025 às 18:23
Pelo menos 27 contêineres de mercadorias cearenses que seriam embarcados aos Estados Unidos tiveram o envio suspenso nesta quarta-feira (6), primeiro dia do tarifaço de 50% para a entrada de produtos brasileiros no país.
Ao todo, 20 contêineres que seriam embarcados são de castanha de caju. Os outros sete levariam pescados aos EUA. A informação foi confirmada pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, durante coletiva de imprensa, na tarde desta quarta-feira (6), na sede da entidade.
A estimativa é que 8 mil empregos no Ceará sejam afetados nesse primeiro momento de impactos do tarifaço dos Estados Unidos.
Nacionalmente, são 110 mil empregos em risco, segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Ao oficializar o tarifaço, os Estados Unidos divulgaram uma lista de produtos isentos da sobretaxa, que seguem apenas com tarifa de 10%. Entre os itens estão suco de laranja, aeronaves, carros e caminhões, ferro e fertilizantes.
A grande maioria do que é exportado pelo Ceará, entretanto, terá o tarifaço de 50%: aço, pescados, calçados, castanha de caju, sucos, frutas, mel, cera de carnaúba, entre outros produtos.