Notícias→Ciência→Homem desenvolve doença rara após seguir orientação do ChatGPT para substituir sal por brometo.
Homem desenvolve doença rara após seguir orientação do ChatGPT para substituir sal por brometo.
Caso virou alerta em revista científica.
Por Jornalismo Tempo FM
13 de Agosto de 2025 às 10:15
Um homem de 60 anos precisou ser hospitalizado após desenvolver uma doença rara ao seguir orientações de dieta indicadas pelo ChatGPT.
“Este caso também destaca como o uso da inteligência artificial pode contribuir para o desenvolvimento de doenças evitáveis e resultados adversos para a saúde”, escreveram os autores Dra. Audrey Eichenberger, Stephen Thielke e Adam Van Buskirk.
O caso aconteceu nos Estados Unidos e foi publicado como artigo pelos médicos que o atenderam no periódico científico "Annals of Internal Medicine", na última semana.
O paciente desenvolveu bromismo, uma intoxicação por brometos. Hoje, trata-se de uma condição rara, mas que, no passado, foi responsável por diversas internações psiquiátricas, já que pode provocar alucinações.
Segundo os médicos, o homem chegou ao hospital com crises de paranoia — acreditava que o vizinho estava tentando envenená-lo e que a água do filtro estava contaminada.
Inicialmente, os profissionais suspeitaram de um transtorno psiquiátrico, e ele chegou a ser encaminhado para uma ala específica.
No entanto, após receber os minerais e vitaminas que estavam em níveis muito baixos no organismo, ele voltou ao estado normal e contou aos médicos que havia lido sobre os supostos efeitos negativos do cloreto de sódio. Buscando alternativas, consultou o ChatGPT, que o orientou a substituí-lo por brometo.
Ele manteve essa substituição por três meses, o que levou à intoxicação. Após três semanas de internação, os níveis no organismo se normalizaram.
No artigo, os especialistas fazem um alerta sobre o uso de inteligência artificial com impactos na saúde.