Notícias→Tecnologia→Veja como monitorar tempo de tela de crianças e adolescentes no celular
Veja como monitorar tempo de tela de crianças e adolescentes no celular
Celulares e tablets já vem com ferramentas para limitar o uso de crianças e adolescentes.
Por Jornalismo Tempo FM
19 de Agosto de 2025 às 15:19
As denúncias feitas pelo influenciador Felca Bress, em vídeo publicado na semana passada, pôs em evidência os danos que as redes sociais podem trazer para as crianças e adolescentes ao não utilizarem internet sob a supervisão de um responsável, visto que não há uma regulaçãosobre o uso de imagens de menores de idade nos espaços virtuais.
Especialistas entrevistados pela Agência Brasil orientam pais, mães e responsáveis sobre como proteger crianças e adolescentes nesses ambientes virtuais. Além disso, ressaltam o papel das escolas, da assistência social de outros equipamentos públicos na defesa dos direitos dessa parcela da população.
A publicação de Felca, que já conta com mais de 40 milhões de visualizações, resgatou vários debates sobre os limites éticos na produção de conteúdo com menores e como os algorítmos podem ser condicionados na propagação desses materiais.
É fundamental que os pais estejam atentos ao conteúdo que os próprios filhos menores de idade podem estar consumindo nas redes sociais, pois para além da exposição na internet, a moderação dos responsáveis sobre o que é acessado é de extrema importância para que não se tenha contato a conteúdos que possam ser nocivos à saúde mental.
Tanto o Google como a Apple, responsáveis pelos sistemas operacionais Android e iOS, possuem ferramentas que permitem aos pais controlar e limitar o tempo de tela de seus filhos no celular ou tablet.
Veja abaixo como configurar esses controles nos aparelhos de crianças e adolescentes.
Android
Em "Configurações", clique em "Bem-estar digital e controles parentais" e depois em "Controles parentais";
Depois disso, escolha a conta que pertence à criança e clique em "Supervisionar conta", pressione "Próxima" para seguir e insira o e-mail e senha da conta do Google que pertence ao responsável que fará a supervisão;
Após isso, basta confirmar a senha da conta da criança e avançar, pressionando "Permitir" para que o celular do responsável possa administrar o celular da criança;
No final, basta configurar as permissões e limites da maneira que quiser e confirmar a operação clicando em "Concluído". É possível ativar filtros para sites adultos nas pesquisas do Google e no uso do Google Chrome e também limitar o tempo de tela em aplicativos específicos ou de maneira geral.
Além disso, o Google também disponibiliza o aplicativo Family Link, que perite que os responsáveis vinculem mais de uma conta, para poder estabelecer os controles adequados de tempo de uso e conteúdo apropriado para cada um dos filhos, além de conferir a localização em tempo real dos dispositivos.
iOS
Para limitar o uso no celular da criança:
No celular da criança, vá até "Ajustes", clique em "Tempo de Uso" e selecione "Conteúdo e privacidade";
Clique em "App Store, Mídia, Web e Jogos" e configure cada opção individualmente, definindo tempo de uso para cada aplicativo, ativando restrições de idade para sites ou aplicativos.
Para controlar a atividade a partir do seu próprio aparelho da Apple:
Acesse "Ajustes" em seu próprio aparelho, clique no seu nome e selecione "Família" para criar um grupo de Compartilhamento Familiar;
Após criar um perfil para a criança ou adicionar um perfil já existente, é só selecionar essa conta para configurar os limites e restrições desejados. Com essa opção também é possível acompanhar a localização em tempo real de todos os dispositivos que fazem parte do grupo.