Promoções
Notícias
Notícias
AutomobilismoAviaçãoBem EstarBrasilCearáCiênciaCinemaComunicaçãoConcursosCulturaDestaqueDinheiroDireitos HumanosEconomiaEducaçãoEmpregoEsporteFortalezaG20Meio AmbienteMercadoMundoMúsicaNegóciosPolitica InternacionalPolítica NacionalSaúdeSegurançaServiçoTecnologiaTurismoUtilidade PúblicaVeículosViolência
ProgramaçãoAnuncie
01:20
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
Notícias
Notícias→Tecnologia→Veja como monitorar tempo de tela de crianças e adolescentes no celular

Veja como monitorar tempo de tela de crianças e adolescentes no celular

Celulares e tablets já vem com ferramentas para limitar o uso de crianças e adolescentes.

Por Jornalismo Tempo FM
19 de Agosto de 2025 às 15:19

As denúncias feitas pelo influenciador Felca Bress, em vídeo publicado na semana passada, pôs em evidência os danos que as redes sociais podem trazer para as crianças e adolescentes ao não utilizarem internet sob a supervisão de um responsável, visto que não há uma regulação sobre o uso de imagens de menores de idade nos espaços virtuais. 

Especialistas entrevistados pela Agência Brasil orientam pais, mães e responsáveis sobre como proteger crianças e adolescentes nesses ambientes virtuais. Além disso, ressaltam o papel das escolas, da assistência social de outros equipamentos públicos na defesa dos direitos dessa parcela da população.

A publicação de Felca, que já conta com mais de 40 milhões de visualizações, resgatou vários debates sobre os limites éticos na produção de conteúdo com menores e como os algorítmos podem ser condicionados na propagação desses materiais.

É fundamental que os pais estejam atentos ao conteúdo que os próprios filhos menores de idade podem estar consumindo nas redes sociais, pois para além da exposição na internet, a moderação dos responsáveis sobre o que é acessado é de extrema importância para que não se tenha contato a conteúdos que possam ser nocivos à saúde mental.

Tanto o Google como a Apple, responsáveis pelos sistemas operacionais Android e iOS, possuem ferramentas que permitem aos pais controlar e limitar o tempo de tela de seus filhos no celular ou tablet.

Veja abaixo como configurar esses controles nos aparelhos de crianças e adolescentes.


Android

  1. Em "Configurações", clique em "Bem-estar digital e controles parentais" e depois em "Controles parentais";
  2. Depois disso, escolha a conta que pertence à criança e clique em "Supervisionar conta", pressione "Próxima" para seguir e insira o e-mail e senha da conta do Google que pertence ao responsável que fará a supervisão;
  3. Após isso, basta confirmar a senha da conta da criança e avançar, pressionando "Permitir" para que o celular do responsável possa administrar o celular da criança;
  4. No final, basta configurar as permissões e limites da maneira que quiser e confirmar a operação clicando em "Concluído". É possível ativar filtros para sites adultos nas pesquisas do Google e no uso do Google Chrome e também limitar o tempo de tela em aplicativos específicos ou de maneira geral.

Além disso, o Google também disponibiliza o aplicativo Family Link, que perite que os responsáveis vinculem mais de uma conta, para poder estabelecer os controles adequados de tempo de uso e conteúdo apropriado para cada um dos filhos, além de conferir a localização em tempo real dos dispositivos.

iOS

Para limitar o uso no celular da criança:

  1. No celular da criança, vá até "Ajustes", clique em "Tempo de Uso" e selecione "Conteúdo e privacidade";
  2. Clique em "App Store, Mídia, Web e Jogos" e configure cada opção individualmente, definindo tempo de uso para cada aplicativo, ativando restrições de idade para sites ou aplicativos.

Para controlar a atividade a partir do seu próprio aparelho da Apple:

  1. Acesse "Ajustes" em seu próprio aparelho, clique no seu nome e selecione "Família" para criar um grupo de Compartilhamento Familiar;
  2. Após criar um perfil para a criança ou adicionar um perfil já existente, é só selecionar essa conta para configurar os limites e restrições desejados. Com essa opção também é possível acompanhar a localização em tempo real de todos os dispositivos que fazem parte do grupo.

Imagem: (//Getty Images) 
Com informações da CNN.

Veja mais

Brasil
1.
Delator diz que Ultrafarma sonegava 60% das vendas.
Saúde
2.
Inovação na visão: colírio VIZZ é aprovado como tratamento eficaz para melhorar visão de perto.
Serviço
3.
No Dia Nacional do Ciclista, Bicicletar em Fortaleza terá acesso gratuito
Ciência
4.
Homem desenvolve doença rara após seguir orientação do ChatGPT para substituir sal por brometo.
Música
5.
Marília Mendonça possui mais de 20 anos de música para serem lançadas
© 2025, Tempo FM 103.9.
Todos os direitos reservados.
(85) 3264-3196tempofm@tempofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você