Notícias→Negócios→Dieese: Preço do café cai em Fortaleza devido ao tarifaço de Trump e à safra.
Dieese: Preço do café cai em Fortaleza devido ao tarifaço de Trump e à safra.
Essa é a primeira queda de custo do produto em 16 meses.
Por Jornalismo Tempo FM
21 de Agosto de 2025 às 08:29
As tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros começaram a produzir impactos sobre os preços internamente antes mesmo de serem aplicadas. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em Fortaleza, o café teve queda de 2,25% em julho na comparação com junho.
De acordo com o Dieese, o preço de 300 gramas de café caiu de R$ 22,24 em junho para R$ 21,74 em julho. No documento, o departamento avaliou que "os preços domésticos acompanharam as oscilações da commodity nas Bolsas de Nova York e Londres, diante da tarifação de 50% nas importações norte-americanas, o que gerou especulações quanto ao possível escoamento da safra brasileira".
Resumidamente, a nova safra elevou a oferta de café e pressionou os preços para baixo, enquanto o tarifaço dos EUA intensificou a especulação, acentuando ainda mais a queda das cotações.
Em Fortaleza, o preço do café dobrou no último ano, em meio ao crescimento da demanda internacional, no cenário pré-tarifaço. A valorização do dólar incentivou as exportações, reduzindo a oferta do produto no mercado interno, o que contribuiu para o encarecimento do produto.
Agora, o caminho deve ser o inverso. O início da colheita do café, que ocorre nos meses de maio e junho, elevou a oferta do produto.