Notícias→Ceará→IBGE: 14 mil residências no Ceará ainda não têm acesso à energia elétrica.
IBGE: 14 mil residências no Ceará ainda não têm acesso à energia elétrica.
Até mesmo a capital cearense tem domicílios fora da cobertura de eletricidade.
Por Jornalismo Tempo FM
25 de Agosto de 2025 às 08:33
A distribuição de energia elétrica atendia quase a totalidade das moradias em 2024, chegando a 99,8% das 77,3 milhões de moradias do país, seja via rede geral, seja via fonte alternativa. Esse elevado percentual variou de 99,4% na Região Norte, chegando a 99,7% no Nordeste, e 99,9% no Sudeste, Sul e Centro-Oeste.
Porém, 14 mil domicílios no Ceará ainda não dispõem desse recurso. É o que aponta a PNAD Contínua: Características Gerais dos Domicílios e dos Moradores 2024, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (22). O levantamento reúne dados populacionais e a caracterização de domicílios em diversos serviços.
Em dados percentuais, o Ceará tem 99,6% dos domicílios das áreas urbanas com energia elétrica, enquanto as áreas rurais têm 99,5%. Para o IBGE, isso significa "elevada cobertura de energia elétrica".
Conforme a pesquisa, o Ceará contabilizou 3,265 milhões de domicílios no ano passado. Desse total, 3,243 milhões (99,3%) estavam ligados à rede geral de energia elétrica e mais 8 mil tinham alguma fonte alternativa (podendo incluir geradores, painéis solares, eólica ou soluções locais).
Assim, por exclusão, 14 mil residências ficaram de fora da cobertura - 10 mil em áreas urbanas, e 4 mil em zonas rurais. O Instituto não informou onde ficam essas localidades porque só detalha Estados e capitais.
No caso de Fortaleza, dos 950 mil domicílios, 949 mil tinham acesso à eletricidade (2 mil deles com fontes alternativas). Ou seja, 1 mil não tinham o recurso.
Essa é a primeira divulgação anual após a reponderação dos dados com base no Censo 2022.
Foto: Reprodução,Parque eólico offshore de Pecém. Informações: Sidra.