Promoções
Notícias
Notícias
AutomobilismoAviaçãoBem EstarBrasilCearáCiênciaCinemaComunicaçãoConcursosCulturaDestaqueDinheiroDireitos HumanosEconomiaEducaçãoEmpregoEsporteFortalezaG20InternacionalMeio AmbienteMercadoMundoMúsicaNegóciosPolitica InternacionalPolítica NacionalSaúdeSegurançaServiçoTecnologiaTurismoUtilidade PúblicaVeículosViolência
ProgramaçãoAnuncie
21:30
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
Notícias
Notícias→Segurança→PF faz operação combate contra o PCC por lavagem de dinheiro no setor de combustíveis

PF faz operação combate contra o PCC por lavagem de dinheiro no setor de combustíveis

De acordo com a investigação, o esquema criminoso afetou não apenas consumidores que abastecem seus veículos, mas toda uma cadeia econômica.

Por Jornalismo Tempo FM
28 de Agosto de 2025 às 13:20

A Polícia Federal e outros órgãos deflagraram, nesta quinta-feira (28), uma megaoperação contra o crime organizado. A força-tarefa conta com mais de 1.400 agentes e busca desarticular um esquema bilionário de fraude e lavagem de dinheiro em postos de combustíveis, comandado pela facção Primeiro Comando da Capital (PCC), de origem paulista.

A megaoperação, nomeada “Carbono Oculto”, é a junção de três operações e acontece em São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina. As investigações apontam que o esquema criminoso sonegou mais de R$ 7,6 bilhões em impostos federais, estaduais e municipais.

A operação cumpriu mandados de busca e apreensão em 350 endereços de pessoas físicas e jurídicas suspeitas de práticas de crimes contra a ordem econômica, adulteração de combustíveis, crimes ambientais, lavagem de dinheiro, fraude fiscal e estelionato.

Os valores eram inseridos no sistema financeiro por meio de fintechs, empresas que utilizam tecnologia para oferecer serviços financeiros digitais. A Receita Federal identificou que uma fintech de pagamento atuava como um banco paralelo, tendo movimentado mais de R$46 bilhões. 

Além da sonegação e adulteração, as fraudes incluíam o uso de metanol na gasolina e a simulação de transações em postos de gasolina. Lojas de conveniência também eram usadas para lavar dinheiro, recebendo valores em espécie ou por meio de maquininhas de cartão.

A operação, que envolve a Receita Federal, o Ministério Público, a Polícia Federal e diversas outras instituições, tem o nome “Carbono Oculto” em referência ao elemento químico da gasolina e à forma como o esquema escondia os recursos ilícitos na cadeia de combustíveis.

Foto: Reprodução
Com informações do G1 e CNN.

Veja mais

Brasil
1.
Adultização: Senado aprova projeto para proteger crianças e adolescentes no ambiente digital.
Tecnologia
2.
Veja como monitorar tempo de tela de crianças e adolescentes no celular
Politica Internacional
3.
Trump anuncia data e local do sorteio da Copa do Mundo de 2026
Política Nacional
4.
Pastor Silas Malafaia é alvo de busca e apreensão pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Ceará
5.
Avenida do Aeroporto de Fortaleza terá limite de velocidade reduzido neste mês.
© 2025, Tempo FM 103.9.
Todos os direitos reservados.
(85) 3264-3196tempofm@tempofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você