"Ela indicou que eu tomasse na clínica dela três injetáveis de vitamina B12 (nas nádegas) e três injetáveis de vitamina D", conta. "Na terceira injeção começaram os problemas."
“A minha vida de um ano para cá realmente modificou muito. Não posso fazer academia, não posso trabalhar direito, não posso dormir direito.", contou Ana Paula.
"Ela tinha dosagens prévias com valores normais das vitaminas. O que ela fez foi uma reação imunológica", afirma Macedo.
“A vitamina D ela aumenta a absorção de cálcio. Esse cálcio é filtrado na urina, pode se combinar com oxalato formando cálculos, pedras nos rins. Mas ela pode também se depositar nos órgãos, no caso do rim, uma doença grave chamada nefrocalcinose, mas pode ocorrer também no coração, no pericárdio e pode dar uma intoxicação cerebral."
"O mercado de vitaminas no Brasil movimenta mais de bilhões de reais por ano. Isso quer dizer que tem muita gente que toma sem necessidade. Quando elas estão bem indicadas, devem ser administradas por via oral, como nos alimentos, a menos que você tenha um problema digestivo que dificulte a absorção. Se não for esse o seu caso e algum profissional receitar vitaminas injetáveis e especialmente por soro na veia, desconfie."