Notícias→Fortaleza→Desfile de 7 de setembro em Fortaleza provoca mudanças no trânsito; confira programação
Desfile de 7 de setembro em Fortaleza provoca mudanças no trânsito; confira programação
A Autarquia Municipal de Trânsito, junto com a Etufor, montou uma operação especial de trânsito para facilitar o acesso do público.
Por Jornalismo Tempo FM
04 de Setembro de 2025 às 14:12
O desfile cívico-militar de 7 de Setembro será realizado neste domingo, a partir das 8h30, na Avenida Beira Mar, em Fortaleza. Para facilitar o acesso de militares, estudantes e do público, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania, junto com a Etufor, montou uma operação especial de trânsito.
O esquema começa às 22h do sábado (6), e será proibido estacionar no trecho da Beira Mar entre as avenidas Rui Barbosa e Vicente de Castro. Já no domingo, a partir das 6h, várias vias estarão bloqueadas para auxiliar na chegada das tropas militares e dos estudantes.
Os principais bloqueios ocorrerão no sentido Mucuripe/Centro, composto pelas avenidas Alberto Nepomuceno, Pessoa Anta, Almirante Barroso, Historiador Raimundo Girão, Barão de Studart, Beira Mar e Abolição.
A AMC recomenda que motoristas estacionem nas vias transversais às avenidas Abolição e Monsenhor Tabosa. No total, 200 agentes de trânsito estarão apoiando a operação, que segue até 13h de domingo.
DESVIOS
Para evitar problemas no tráfego, a autarquia recomenda as seguintes rotas alternativas para os motoristas:
Sentido Centro/Mucuripe: ruas Pereira Filgueiras, Torres Câmara e Canuto de Aguiar, além das avenidas Padre Antônio Tomás e Santos Dumont.
Sentido Mucuripe/Centro: ruas Ana Bilhar, Deputado Moreira da Rocha e Tenente Benévolo, bem como as avenidas Padre Antônio Tomás, Dom Luís e Av. Almirante Henrique Saboia (Via Expressa).
Veja a programação do desfile de 7 de setembro
Segundo o Exército Brasileiro, a solenidade contará com a presença do governador Elmano de Freitas (PT) e representantes das forças de segurança do Estado.
A largada para o desfile acontecerá no palanque especial montado próximo ao clube Náutico Atlético Cearense. Cerca de 2,9 mil estudantes de escolas estaduais, municipais e particulares, além de integrantes de projetos sociais, serão os responsáveis por darem início às festividades.
Em seguida, irão desfilar cerca de 3 mil militares da 10ª Região Militar (10ª RM) e outros 5,6 mil da Marinha, Exército e Força Aérea. Também participarão da caminhada as Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros do Ceará e agentes da Perícia Forense.
Conforme o Exército, o cortejo em comemoração aos 203 anos da independência do Brasil é fruto da parceria entre o Governo do Estado, as Forças Armadas, órgãos de segurança pública, a Prefeitura de Fortaleza e diversas instituições civis.
Foto: Thiago Gadelha Com informações do Diário do Nordeste.