Promoções
Notícias
Notícias
AutomobilismoAviaçãoBem EstarBrasilCearáCiênciaCinemaComunicaçãoConcursosCulturaDestaqueDinheiroDireitos HumanosEconomiaEducaçãoEmpregoEsporteFortalezaG20InternacionalLazerMeio AmbienteMercadoMundoMúsicaNegóciosPolitica InternacionalPolítica NacionalSaúdeSegurançaServiçoTecnologiaTurismoUtilidade PúblicaVeículosViolência
ProgramaçãoAnuncie
04:58
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
Notícias
Notícias→Meio Ambiente→Fumaça no Ceará pode ter surgido de queimadas na África, Amazônia e Cerrado

Fumaça no Ceará pode ter surgido de queimadas na África, Amazônia e Cerrado

Na manhã desta quinta-feira (04), o tempo do Estado amanheceu com fumaça.

Por Jornalismo Tempo FM
05 de Setembro de 2025 às 08:25

Fumaça foi vista no céu do Ceará, incluindo em Fortaleza, na manhã desta quinta-feira, 4. A paisagem mais opaca e acinzentada pode ter surgido de queimadas que acontecem nos biomas Cerrado e Amazônia, provocadas pela ação humana, e no continente África, que migram de acordo com o vento. 

A informação é da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Segundo Lucas Fumagalli, meteorologista da Funceme, entre o fim de agosto e o início de setembro, costuma-se observar um aumento das queimadas, principalmente para o uso e preparo do solo, uma vez que o nono mês do ano marca o fim do período seco em regiões agrícolas do Centro-Oeste e Norte do Brasil.

Mesmo assim, "não há uma data exata do início e fim da ocorrência de fumaça", garante Fumagalli. De acordo com a Funceme, o que pode influenciar para a permanência são as fontes de emissão (onde a queimada ocorre) — como a intensidade e a persistência — e a circulação dos ventos.

A concentração de fumaça foi observada em toda a costa norte da Região Nordeste, assim como em todas as macrorregiões do Estado, com predominância do centro para o norte.

"A presença está associada a uma concentração de material oriundo da África, que se deslocou pela ação dos ventos alísios sobre o Oceano Atlântico, e chegou à costa norte da região Nordeste do Brasil", explica sobre o fenômeno desta quinta.

No entanto, a Fundação informa que também se observou nos últimos dias um aumento da concentração de fumaça sobre a América do Sul, devido a maior atividade de queimadas no País e nações vizinhas.

Além do visível pelo olho humano, os satélites meteorológicos apresentam canais de imagem no comprimento de onda do infravermelho, que mede a temperatura, e do vapor d'água, que mensura a concentração do vapor d'água na atmosfera.

Quando presente, sobretudo nos inícios das manhãs e nos fins de tarde, a tonalidade cinza, sem nuvens, tem potencial para anteceder um nascer e pôr do sol com cores amareladas e alaranjadas.

"Não se pode descartar que possa haver interação entre a fumaça e as precipitações, uma vez que este material pode atuar como núcleos de condensação, isto é, atuar como um elemento físico em que o vapor d'água possa se concentrar em torno, crescer e virar uma gota", revela o meteorologista. 

Todavia, o apontamento varia entre os casos, necessitando de estudos aprofundados.

Conforme o Órgão, a presença de fumaça na atmosfera não é benéfica para a saúde, principalmente se a contração estiver em baixos níveis da troposfera - a camada mais superficial da atmosfera - ou em superfície.

Segundo a análise preliminar, uma pequena parte do material particulado gerado pelas queimadas pode ter ingressado em camadas médias e altas. A presença de fumaça pode atenuar a incidência de radiação solar, e portanto, pode haver pequenas variações de temperatura e umidade.

Foto: Reprodução / Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Híbridos (Funceme)
Com informações do O Povo.

Veja mais

Política Nacional
1.
PGR defende reforço de policiamento perto da casa de Bolsonaro
Política Nacional
2.
Senado discute criação de Estatuto de Cães e Gatos para garantir direitos de pets e deveres de tutores
Ceará
3.
Inmet emite alerta de ‘perigo potencial’ para vendaval em 18 cidades do CE esta semana
Saúde
4.
Anvisa proíbe venda de 32 suplementos da mesma marca por ‘condições insalubres’ de fabricação
Brasil
5.
Morre Angela Ro Ro, ícone da MPB, aos 75 anos
© 2025, Tempo FM 103.9.
Todos os direitos reservados.
(85) 3264-3196tempofm@tempofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você