Promoções
Notícias
Notícias
AutomobilismoAviaçãoBem EstarBrasilCearáCiênciaCinemaComunicaçãoConcursosCulturaDestaqueDinheiroDireitos HumanosEconomiaEducaçãoEmpregoEntretenimentoEsporteFortalezaG20InternacionalLazerMeio AmbienteMercadoMundoMúsicaNegóciosPolitica InternacionalPolítica NacionalSaúdeSegurançaServiçoTecnologiaTurismoUtilidade PúblicaVeículosViolência
ProgramaçãoAnuncie
08:35
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
Notícias
Notícias→Mundo→Luzianne Lins embarca em missão humanitária a Gaza; grupo teve barco atacado por drone

Luzianne Lins embarca em missão humanitária a Gaza; grupo teve barco atacado por drone

A deputada federal do Ceará está na Itália, de onde embarca para encontrar com grupo de ativistas

Por Jornalismo Tempo FM
10 de Setembro de 2025 às 10:01

A deputada federal Luizianne Lins (PT) integra a Global Sumud Flotilla (GSF), missão humanitária que teve um de seus barcos atingido por drones na Tunísia, nesta terça-feira (9). Segundo a assessoria da parlamentar, ela deve partir rumo a Gaza nos próximos dias.

De acordo com sua equipe, Luizianne está na Sicília (Itália) finalizando os treinamentos. Ela não integrou a primeira leva de embarques, que saiu de Barcelona no fim de agosto.´

 “A deputada está na região da Sicília, em terra, e finalizando os preparativos para o embarque”, informou uma assessora.

Em vídeo publicado no Instagram, Luizianne afirmou:

 “Estamos no penúltimo dia de treinamento aqui, agora vamos para os últimos preparativos, que vai ser no barco amanhã”.

E acrescentou:

 “A gente vai encontrar todo mundo no meio do [Mar] Mediterrâneo, com ânimo de quem quer chegar em Gaza e fazer o trabalho não violento, pacífico, de entrega e ajuda humanitária”.

Objetivo da missão


A flotilha pretende furar o bloqueio marítimo israelense e levar medicamentos, alimentos e água potável à população de Gaza. Luizianne destacou:
“Eu estou fazendo a minha parte. Estou indo para a missão humanitária, estou indo para a Sicília, onde a missão vai partir para Gaza”.

A iniciativa reúne representantes de 44 países. Segundo a ONU, 500 mil pessoas em Gaza vivem em situação “catastrófica” de fome, cenário atribuído ao bloqueio imposto por Israel. O governo israelense, por sua vez, nega a crise e afirma que o relatório da ONU é “baseado em mentiras do Hamas”.

Ataque à embarcação


O barco “Barco da Família”, sob bandeira portuguesa, foi atingido por drones enquanto navegava na Tunísia. A embarcação transportava membros do comitê de direção da flotilha, incluindo a ativista sueca Greta Thunberg.

Apesar do incêndio, todos os seis passageiros e tripulantes estão em segurança. “O incêndio causou danos ao convés principal e no porão de armazenamento. Uma investigação está em andamento”, informou comunicado da organização.

Entre os signatários da nota está o brasileiro Thiago Ávila, deportado por Israel em junho ao tentar levar ajuda humanitária à região.

Repercussão


Luizianne repercutiu o episódio em suas redes sociais, publicando imagens do barco em chamas. Ela classificou o caso como “urgente e grave”:
“A primeira informação é de que não há feridos. A coordenadora da missão, Yasemin Acar, publicou que a explosão seria um ataque de drone”, escreveu.

Foto: Reprodução/Instagram @luiziannelinspt
Com informações do Diário do Nordeste.

Veja mais

Política Nacional
1.
Defesa de Bolsonaro nega ligação com 08/01, diz não existir provas e ataca Mauro Cid
Fortaleza
2.
Veja o que abre e fecha no feriado de 7 de setembro, em Fortaleza
Política Nacional
3.
STF inicia julgamento de Bolsonaro com recorde de público e de jornalistas e com segurança reforçada
Saúde
4.
Ansiedade e depressão estão mais presentes em jovens que fumam vape e cigarro
Tecnologia
5.
Cobertura 5G no Ceará atende a 77,8% dos moradores e é a 4ª maior do País
© 2025, Tempo FM 103.9.
Todos os direitos reservados.
(85) 3264-3196tempofm@tempofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você