Promoções
Notícias
Notícias
AutomobilismoAviaçãoBem EstarBrasilCearáCiênciaCinemaComunicaçãoConcursosCulturaDestaqueDinheiroDireitos HumanosEconomiaEducaçãoEmpregoEntretenimentoEsporteFortalezaG20InternacionalLazerMeio AmbienteMercadoMundoMúsicaNegóciosPolitica InternacionalPolítica NacionalSaúdeSegurançaServiçoTecnologiaTurismoUtilidade PúblicaVeículosViolência
ProgramaçãoAnuncie
20:28
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
Notícias
Notícias→Ceará→Água não retorna às residências após obras da Cagece, em Fortaleza e região metropolitana

Água não retorna às residências após obras da Cagece, em Fortaleza e região metropolitana

Mais de 100 bairros em Fortaleza, Maracanaú, Pacatuba, Eusébio, Aquiraz e Itaitinga tiveram abastecimento de água suspenso nesta quarta-feira (10)

Por Jornalismo Tempo FM
11 de Setembro de 2025 às 10:18

Moradores de Fortaleza e de municípios da Região Metropolitana amanheceram nesta quinta-feira (11) ainda sem água nas torneiras, mesmo após o prazo anunciado pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) para a normalização do abastecimento.

A suspensão havia sido comunicada na última segunda-feira (8) e afetou mais de 100 bairros em Fortaleza, Maracanaú, Pacatuba, Eusébio, Aquiraz e Itaitinga. O serviço foi interrompido das 5h às 20h de quarta-feira (10) para a realização de obras no sistema de abastecimento.

Segundo a Cagece, o fornecimento deveria ter sido restabelecido ainda na noite de quarta, inicialmente às 20h. Depois, a previsão foi estendida até 0h desta quinta (11), com equilíbrio total do sistema em até 48 horas após o término dos trabalhos. No entanto, até o início da manhã, muitos moradores relataram seguir sem água.

Reclamações dos moradores


No Bairro Barroso, em Fortaleza, Hércules Câmara contou que está desde quarta-feira sem abastecimento. Funcionário de uma empresa de ônibus, ele afirmou que a única saída seria tomar banho no trabalho antes de seguir viagem para Iguatu:

“Sem água em casa desde ontem, vou ter que me virar. A saída vai ser tomar banho no trabalho.”

Em Maracanaú, Márcio Souza criticou a demora e a falta de clareza na comunicação da companhia:

“A Cagece informou no dia de ontem que a água chegaria até às 20 horas. Já está aí com 24 horas e nada. Quem não tem caixa, como eu, faremos o que para tomar banho, cozinhar e etc.”

No Mondubim, a situação também é difícil até para quem tem caixa d’água em casa. Andréa Felício disse que está economizando cada litro:

“Não dá para lavar roupa, limpar casa ou banheiro, até mesmo porque tem pouca água na minha caixa e já já acaba tudo.”

O que diz a Cagece


A Cagece informou que a suspensão ocorreu devido a melhorias no sistema de abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza. Os serviços envolveram substituição de equipamentos hidráulicos, instalação de válvulas e injetamento de nova rede de distribuição, ações que fazem parte do processo de modernização do macrossistema de abastecimento.

"Para a execução dos serviços, será necessário interromper temporariamente o fornecimento de água da Estação de Tratamento Gavião (ETA Gavião). A retomada do abastecimento ocorrerá gradualmente após a conclusão dos trabalhos. Em função da pressurização do sistema, algumas áreas, especialmente as mais elevadas ou distantes da estação de tratamento, o equilíbrio total do sistema poderá ocorrer em até 48 horas após a conclusão dos serviços", disse a empresa.

Os serviços realizados consistem na substituição de equipamentos hidráulicos, instalação de válvulas, injetamento de nova rede de distribuição, dentre outros. A ação tem como objetivo modernizar o parque operacional da companhia, garantindo mais segurança e continuidade no abastecimento.

Consequências


Para quem não se programou, a surpresa veio cedo: até o início desta manhã, moradores ainda permanecem sem água. As consequências são diversas: dificuldade para higiene pessoal, preparo de alimentos, lavagem de roupas e limpeza da casa, além do impacto em comércios e serviços que dependem do abastecimento regular.

A recomendação é manter a calma, economizar a água que ainda tiver e aguardar a normalização do sistema. Fique atento às atualizações da Cagece para se organizar e evitar maiores transtornos.

Foto: Rayane Mainara / Cagece / Divulgação
Com informações do G1.

Veja mais

Fortaleza
1.
Veja o que abre e fecha no feriado de 7 de setembro, em Fortaleza
Saúde
2.
Hemoce inaugura posto de coleta temporário em shopping de Fortaleza
Esporte
3.
Ceará vence Fortaleza nos pênaltis e garante vaga na final da Copa do Nordeste Sub-20
Lazer
4.
Cidade da Criança recebe atrações gratuitas para crianças e famílias neste domingo (07/9).
Serviço
5.
Ação terá serviços gratuitos de empreendimento, cidadania e saúde em Caucaia
© 2025, Tempo FM 103.9.
Todos os direitos reservados.
(85) 3264-3196tempofm@tempofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você