Promoções
Notícias
Notícias
AutomobilismoAviaçãoBem EstarBrasilCearáCiênciaCinemaComunicaçãoConcursosCulturaDestaqueDinheiroDireitos HumanosEconomiaEducaçãoEmpregoEntretenimentoEsporteFortalezaG20InternacionalLazerMeio AmbienteMercadoMundoMúsicaNegóciosPolitica InternacionalPolítica NacionalSaúdeSegurançaServiçoTecnologiaTurismoUtilidade PúblicaVeículosViolência
ProgramaçãoAnuncie
20:15
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
Notícias
Notícias→Política Nacional→Senado analisa PEC da Blindagem; relator classifica proposta como “abrigo para criminosos”

Senado analisa PEC da Blindagem; relator classifica proposta como “abrigo para criminosos”

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) vota nesta quarta-feira (24) parecer sobre PEC que exige autorização do Congresso para processar parlamentares; ampla rejeição é esperada.

Por Jornalismo Tempo FM
24 de Setembro de 2025 às 09:49

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado deve votar nesta quarta-feira (24) o parecer sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2021, conhecida como PEC da Blindagem. A proposta prevê que qualquer processo criminal contra deputados ou senadores só possa ser iniciado com autorização prévia do Congresso, em votação secreta.

O relator da PEC, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), apresentou parecer contrário à emenda, classificando-a como um “golpe fatal” à legitimidade do Congresso. Segundo ele, a proposta transformaria o Legislativo em um “abrigo seguro para criminosos de todos os tipos”.

Conteúdo da PEC


A PEC aprovada pela Câmara dos Deputados amplia prerrogativas parlamentares, incluindo foro privilegiado para presidentes de partidos políticos. A votação na CCJ pode ser atrasada por pedidos de vista, mas a tendência majoritária é pela rejeição.

Dos 27 membros da comissão, 18 já declararam voto contra a PEC, enquanto apenas 3 apoiam abertamente. Para que a proposta seja promulgada no Senado, seriam necessários 49 votos favoráveis, número considerado inalcançável diante da postura atual da Casa.

O presidente da CCJ, Otto Alencar (PSD-BA), sinalizou que pretende votar pela rejeição ainda nesta quarta, assim como parlamentares como o líder do MDB, Eduardo Braga, que afirmam publicamente que a PEC não passará.

Posicionamento do relator


Em entrevista ao Correio Braziliense, Alessandro Vieira declarou:

“Temos um problema de constitucionalidade, em especial, pelo desvio de finalidade. O objetivo oculto é o favorecimento de quem comete crimes, e isso não está vinculado, de forma alguma, ao exercício demandado (de um mandato parlamentar)”.

O senador também expressou preocupação com a ampliação da blindagem a parlamentares federais, estaduais, distritais e presidentes de partido, promovida pelo texto aprovado na Câmara.

Manifestações populares


No último domingo (21), o Brasil registrou uma onda de protestos contra a PEC da Blindagem e a proposta de anistia a envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Segundo Éden Valadares, presidente do PT na Bahia, os protestos ocorreram em 45 cidades nos 27 estados e no Distrito Federal, além de mobilizações em Lisboa, Londres, Paris e Berlim.

Valadares destacou a participação popular:

“Não está na ordem do dia a anistia ou a impunidade para golpistas e criminosos. Essa pode ser a agenda da direita, mas não é a do Brasil”.

Ele ainda afirmou que a mobilização reforça a estratégia de manter o país em alerta em defesa da democracia, com adesão maior do que nos atos do último 7 de Setembro.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Com informações do GC Mais.

Veja mais

Educação
1.
Inscrições abertas para bolsas de estudo da Associação Oportunize
Política Nacional
2.
Senado rejeita por unanimidade PEC da Blindagem que buscava proteger parlamentares de processos criminais
Saúde
3.
Ministério da Saúde passa a recomendar mamografia a partir dos 40 anos
Saúde
4.
Ceará será o primeiro estado a proibir ultraprocessados em escolas a partir de 2027
Fortaleza
5.
Entenda as regras para o uso de patinete elétrico em Fortaleza
© 2025, Tempo FM 103.9.
Todos os direitos reservados.
(85) 3264-3196tempofm@tempofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você