Promoções
Notícias
Notícias
AutomobilismoAviaçãoBem EstarBrasilCearáCiênciaCinemaComunicaçãoConcursosCulturaDestaqueDinheiroDireitos HumanosEconomiaEducaçãoEmpregoEntretenimentoEsporteFortalezaG20InternacionalLazerMeio AmbienteMercadoMundoMúsicaNegóciosPolitica InternacionalPolítica NacionalSaúdeSegurançaServiçoTecnologiaTurismoUtilidade PúblicaVeículosViolência
ProgramaçãoAnuncie
23:29
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
Notícias
Notícias→Meio Ambiente→Vereador denuncia desmatamento de 32 hectares de Mata Atlântica em Fortaleza; empresa e órgãos ambientais defendem legalidade

Vereador denuncia desmatamento de 32 hectares de Mata Atlântica em Fortaleza; empresa e órgãos ambientais defendem legalidade

Área conhecida como Floresta do Aeroporto foi liberada para construção de centro logístico; parlamentar aciona MP e órgãos ambientais para investigação.

Por Jornalismo Tempo FM
24 de Setembro de 2025 às 11:17

O vereador de Fortaleza Gabriel Aguiar (Gabriel Biologia) denunciou nas redes sociais a supressão de 32 hectares de Mata Atlântica na região conhecida como Floresta do Aeroporto, ao lado do Aeroporto Internacional Pinto Martins. Segundo o parlamentar, trata-se do “maior desmatamento da década” na cidade, realizado à revelia das normas ambientais, com base em laudos técnicos contestados.

“Essa floresta estava em estágio avançado de regeneração e foi derrubada de forma ilegal, sem estudo fitossociológico, como exige o decreto federal 6.660/2008”, afirmou Gabriel, que acionou Ministério Público, Ibama e outras instâncias jurídicas para solicitar embargo imediato da obra e recuperação da área degradada.

O terreno equivale a cerca de 45 campos de futebol e seria destinado à construção de um centro logístico privado, vinculado à Fraport Brasil, concessionária do aeroporto.

Posição da Fraport Brasil


Em nota, a empresa defende que o empreendimento:

  • Cumpre integralmente a legislação municipal, estadual e federal;

  • Obteve todas as autorizações ambientais necessárias antes do início das obras;

  • Tem potencial de gerar mais de 5 mil empregos diretos;

  • Preservará outras áreas protegidas do sítio aeroportuário.

“O avanço das obras só foi possível após a confirmação das autorizações em todas as etapas legais e ambientais. Caso houvesse algum impedimento, as obras não avançariam”, destacou a Fraport.

Defesa do licenciamento pela Semace


A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) confirmou que a autorização de supressão da vegetação foi emitida em conformidade com a Lei da Mata Atlântica e decretos federais. O órgão afirma que:

  • A vegetação era secundária, em estágios inicial e médio de regeneração;

  • Não foram identificadas espécies ameaçadas de extinção;

  • A área já apresentava histórico de ocupação humana (antigo Aeroclube de Fortaleza);

  • Todos os procedimentos de licenciamento cumpriram legislação federal, estadual e municipal, com anuência do Comando da Aeronáutica e do município.

“O parecer reforça que não existem fragmentos florestais significativos no local do empreendimento”, afirmou a Semace.

Impacto e repercussão


Imagens de satélite e registros locais mostram o antes e depois da área, evidenciando a remoção da vegetação. Moradores e ambientalistas demonstraram preocupação com os impactos ambientais, especialmente pela proximidade com a zona urbana e por se tratar de um dos últimos fragmentos florestais remanescentes na capital.

O caso agora será investigado por órgãos ambientais e Ministério Público, enquanto a obra segue em andamento, sob pressão de movimentos sociais e setores da sociedade civil que cobram maior fiscalização e transparência no processo de licenciamento.

Foto: Reprodução
Com informações do GC Mais.

Veja mais

Segurança
1.
Roubos de celulares caem 22,6% no Ceará entre janeiro e agosto de 2025
Negócios
2.
Boa Viagem: Pesquisa busca confirmar diamante industrial no Ceará
Fortaleza
3.
Câmara de Fortaleza aprova criação de cargos para comissão de intervenção na Santa Casa
Economia
4.
Câmara avança em projeto que impede desapropriação de imóveis invadidos
Saúde
5.
5 hospitais públicos do SUS entram na lista dos melhores do mundo
© 2025, Tempo FM 103.9.
Todos os direitos reservados.
(85) 3264-3196tempofm@tempofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você