Promoções
Notícias
Notícias
AutomobilismoAviaçãoBem EstarBrasilCearáCiênciaCinemaComunicaçãoConcursosCulturaDestaqueDinheiroDireitos HumanosEconomiaEducaçãoEmpregoEntretenimentoEsporteFortalezaG20InternacionalLazerMeio AmbienteMercadoMundoMúsicaNegóciosPolitica InternacionalPolítica NacionalSaúdeSegurançaServiçoTecnologiaTurismoUtilidade PúblicaVeículosViolência
ProgramaçãoAnuncie
23:29
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
Notícias
Notícias→Politica Internacional→Trump anuncia tarifas de até 100% sobre produtos farmacêuticos e móveis importados
Imagem: Angela Weiss/AFP

Trump anuncia tarifas de até 100% sobre produtos farmacêuticos e móveis importados

Medida entra em vigor em 1º de outubro e também inclui caminhões pesados; especialistas e países alertam para impacto nos preços e cadeias de abastecimento

Por Jornalismo Tempo FM
26 de Setembro de 2025 às 11:26

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicanos), anunciou tarifas de até 100% sobre produtos farmacêuticos de marca ou patenteados, além de taxas sobre caminhões pesados e móveis fabricados no exterior.

"Vamos impor uma tarifa de 100% sobre qualquer produto farmacêutico de marca ou patenteado, a menos que a empresa construa sua fábrica nos Estados Unidos", escreveu Trump em sua plataforma Truth Social.

As medidas entrarão em vigor em 1º de outubro.

O economista Michael Wan, do banco japonês MUFG em Singapura, destacou que a definição de Trump é ambígua, mas que provavelmente não incluirá remédios genéricos enviados por países como a Índia.

Reação internacional


A Federação Europeia de Indústrias Farmacêuticas (Efpia) alertou que as tarifas criariam a pior das situações, aumentando custos, perturbando cadeias de abastecimento e impedindo que pacientes obtenham tratamentos vitais.

Já a Austrália, que exportou US$ 1,35 bilhão em produtos farmacêuticos para os EUA em 2024, afirmou que a decisão não é benéfica para consumidores americanos.

"Compramos muito mais produtos farmacêuticos dos Estados Unidos do que eles compram de nós (...) Não é benéfico para os consumidores americanos impor preços mais elevados", disse o ministro australiano da Saúde, Mark Butler.

Tarifas sobre caminhões e móveis


Trump anunciou tarifa de 25% para caminhões pesados importados, em defesa das montadoras americanas como Peterbilt, Kenworth, Freightliner e Mack Trucks.

"As tarifas sobre estes veículos são justificadas por muitas razões, mas acima de tudo, por motivos de segurança nacional", afirmou o presidente.

Entre os concorrentes estrangeiros afetados estão Volvo (Suécia) e Daimler (Alemanha). Após o anúncio, as ações dessas empresas caíram nas Bolsas europeias.

Além disso, o governo americano impôs tarifas sobre móveis e materiais para reforma de casas:

  • 50% em armários de cozinha, móveis de banheiro e produtos associados;

  • 30% em móveis estofados.

Segundo a Comissão de Comércio Internacional dos EUA, em 2022, 60% dos móveis vendidos no país eram importados, incluindo 86% dos móveis de madeira e 42% dos estofados. Após o anúncio, as ações dos varejistas Wayfair e Williams Sonoma desabaram.

Impacto econômico e inflação


As medidas fazem parte de uma ofensiva tarifária de Trump para reduzir o déficit comercial dos Estados Unidos. O governo já aplica uma tarifa básica de 10%, com taxas mais altas para países cujas exportações superam amplamente as importações americanas.

Especialistas alertam que a guerra tarifária reacende temores sobre a inflação e que a política busca reconstruir o setor manufatureiro com medidas protecionistas, contrariando as diretrizes modernas de economia aberta do país.

Com informações da AFP / O POVO.

Veja mais

Meio Ambiente
1.
Amazônia perdeu área de vegetação equivalente ao tamanho da França nos últimos 40 anos
Brasil
2.
Diretor da Agência Nacional de Mineração é preso pela PF por esquema de exploração ilegal de minério
Ceará
3.
PIB do Ceará cresce 3,86% e supera média nacional no 2º trimestre de 2025
Política Nacional
4.
Bolsonaro tem alta hospitalar; laudo de lesões cutâneas mostra câncer de pele
Saúde
5.
Mutirão “Dia C de Cirurgias” realiza mais de 3 mil procedimentos no Ceará
© 2025, Tempo FM 103.9.
Todos os direitos reservados.
(85) 3264-3196tempofm@tempofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você