Promoções
Notícias
Notícias
AutomobilismoAviaçãoBem EstarBrasilCearáCiênciaCinemaComunicaçãoConcursosCulturaDestaqueDinheiroDireitos HumanosEconomiaEducaçãoEmpregoEntretenimentoEsporteFortalezaG20InternacionalLazerMeio AmbienteMercadoMundoMúsicaNegóciosPolitica InternacionalPolítica NacionalSaúdeSegurançaServiçoTecnologiaTurismoUtilidade PúblicaVeículosViolência
ProgramaçãoAnuncie
15:48
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
Notícias
Notícias→Política Nacional→Presidente da Conafer é preso em flagrante durante depoimento à CPMI do INSS
Imagem: Carlos Moura/Agência Senado

Presidente da Conafer é preso em flagrante durante depoimento à CPMI do INSS

Carlos Roberto Ferreira Lopes foi detido após ser acusado de falso testemunho em audiência da comissão; ele foi liberado após pagamento de fiança.

Por Jornalismo Tempo FM
30 de Setembro de 2025 às 09:53

O presidente da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), Carlos Roberto Ferreira Lopes, foi preso em flagrante durante seu depoimento à CPMI do INSS na madrugada desta terça-feira (30). A prisão foi determinada pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente do colegiado, após membros da comissão alegarem que Lopes cometeu falso testemunho ao menos quatro vezes durante a sessão. Ele foi liberado ainda na madrugada, mediante pagamento de fiança.

Durante a audiência, o senador Carlos Viana explicou a decisão:

“Durante essa sessão, ficou constatado que o depoente omitiu diversas informações deliberadamente, entrou em contradição em várias delas e, ao ser questionado novamente pelo relator e por membros desta comissão, manteve as afirmações. Essas contradições configuram mentira deliberada e ocultação de informações com intuito de prejudicar as investigações dessa comissão”.

Viana reforçou a gravidade do ato:

“Há um grito na garganta de todos os brasileiros em relação a essa impunidade. [...] Afirmo diante do Brasil: o senhor está preso em nome dos aposentados, das viúvas, dos órfãos do nosso País. Quem rouba aposentado, rouba o Brasil. E, aqui, quem mente paga o preço”.

Histórico e contexto da comissão


Esta é a segunda prisão realizada pela CPMI do INSS. No último dia 22, o sócio do chamado "Careca do INSS", Rubens Oliveira, foi detido pelo mesmo crime de falso testemunho.

Na sessão desta segunda-feira (29), Carlos Roberto Ferreira Lopes prestou esclarecimentos à comissão e negou envolvimento em fraudes relacionadas a desvio de recursos nos descontos de aposentados e pensionistas. O relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar, apontou Lopes como um dos articuladores da fraude.

A audiência durou cerca de nove horas, e, após analisar as declarações, o presidente da comissão concluiu que o depoente mentiu, mesmo após ter se comprometido a falar a verdade.

Com informações do Diário do Nordeste.

Veja mais

Economia
1.
BNDES aprova R$ 47 milhões em crédito para empresas cearenses afetadas pelo tarifaço de Trump
Ceará
2.
Ex-policial condenado pela Chacina do Curió é preso após deportação dos EUA
Fortaleza
3.
Engenheiro Luciano Cavalcante assume liderança nos aluguéis de Fortaleza
Brasil
4.
Polícia Federal vai investigar origem de metanol que causou mortes em SP
Política Nacional
5.
STF suspende aumento de deputados federais para eleição de 2026
© 2025, Tempo FM 103.9.
Todos os direitos reservados.
(85) 3264-3196tempofm@tempofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você