Notícias→Saúde→Antídoto para tratar pessoas intoxicadas por metanol chega ao Ceará
Imagem: Reprodução / Ministério da Saúde
Antídoto para tratar pessoas intoxicadas por metanol chega ao Ceará
O antídoto será distribuído para hospitais e unidades de saúde que atendem os pacientes em investigação.
Por Jornalismo Tempo FM
06 de Outubro de 2025 às 16:00
O Ceará recebeu na madrugada desta segunda-feira (6) doses de etanol farmacêutico, um dos principais antídotos utilizados no tratamento de intoxicações por metanol. O envio do medicamento foi solicitado pelo governador Elmano de Freitas (PT) após o aumento de casos suspeitos no estado.
O etanol farmacêutico atua bloqueando a absorção do metanol pelo organismo, reduzindo os riscos de complicações graves, como insuficiência renal e danos ao sistema nervoso.
Atualmente, o estado registra cinco casos suspeitos de intoxicação por metanol, sendo que dois já foram descartados pelas autoridades sanitárias. Os casos ainda em investigação estão localizados em São Gonçalo do Amarante, Quixeramobim e Aquiraz. Entre eles, um homem foi encontrado morto em sua residência, embora as autoridades alertem que a morte possa não estar relacionada ao consumo de metanol devido a histórico de consumo excessivo de álcool.
A Secretaria da Saúde do Ceará reforça a importância da notificação imediata de qualquer suspeita de intoxicação por metanol e orienta que a população evite consumir bebidas de procedência duvidosa. O envio do antídoto pelo Ministério da Saúde faz parte de um esforço coordenado para fortalecer o atendimento e reduzir os riscos à saúde da população.