Promoções
Notícias
Notícias
AutomobilismoAviaçãoBem EstarBrasilCearáCiênciaCinemaComunicaçãoConcursosCulturaDestaqueDinheiroDireitos HumanosEconomiaEducaçãoEmpregoEsporteFortalezaG20InternacionalMeio AmbienteMercadoMundoMúsicaNegóciosPolitica InternacionalPolítica NacionalSaúdeSegurançaServiçoTecnologiaTurismoUtilidade PúblicaVeículosViolência
ProgramaçãoAnuncie
20:29
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
Notícias
Notícias→Brasil→Mendonça pede vista e suspende julgamento sobre ressarcimento do INSS.

Mendonça pede vista e suspende julgamento sobre ressarcimento do INSS.

O ministro pediu vista (mais tempo para análise) e tem até 90 dias para devolver o caso para julgamento. A paralisação, porém, não afeta o acordo, que já está em andamento.

Por Jornalismo Tempo FM
21 de Agosto de 2025 às 19:17

O ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu o julgamento sobre o acordo apresentado pelo governo para ressarcir aposentados e pensionistas prejudicados pela fraude do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O ministro relator do caso, Dias Toffoli, homologou em julho o plano operacional apresentado pela AGU (Advocacia-Geral da União) para o ressarcimento. A decisão agora precisa ser confirmada pelo plenário da Corte.

Até o pedido de vista de Mendonça, já haviam votado para referendar a decisão de Toffoli os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Luís Roberto Barroso.

O ministro Gilmar Mendes antecipou seu voto, acompanhando Toffoli, mesmo após o processo ser paralisado.

O acordo homologado por Toffoli atende o pedido da União e permite que os valores usados para ressarcir os beneficiários fiquem fora do teto fiscal.

No plano, o INSS se compromete a devolver todos os valores descontados de forma irregular a aposentados e pensionistas, corrigidos pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), desde o mês de referência de cada desconto até a data do pagamento efetivo.

Poderão fazer as solicitações os beneficiários com danos causados no prazo de até cinco anos, entre março de 2020 e março de 2025.

O sistema vai gerar uma cobrança à entidade associativa quando houver a contestação pelo aposentado ou pensionista. Depois, a entidade terá 15 dias úteis para comprovar a autorização de desconto ou devolver o valor à União. Quando fizer o pagamento, a autarquia vai colocar o valor na fila para depósito do beneficiário

Caso a entidade não faça o reembolso ou não comprove a regularidade do desconto, o INSS vai devolver os valores aos beneficiários.

O plano prevê ainda um portal de transparência e medidas antifraudes.

De acordo com o Ministério da Previdência, 91,4% dos aposentados e pensionistas que aderiram ao acordo já estão com o pagamento programado.

Foto: Reprodução.
Com informações de: CNN.

Veja mais

Serviço
1.
No Dia Nacional do Ciclista, Bicicletar em Fortaleza terá acesso gratuito
Turismo
2.
Alta estação de julho atrai meio milhão de turistas ao Ceará
Internacional
3.
Brasileiros têm dois meses para pedir cidadania espanhola; prazo termina em outubro.
Educação
4.
Cursos de Medicina mal avaliados pelo MEC podem ser suspensos e até extintos
Cinema
5.
Os 16 melhores filmes de 2025 até agora
© 2025, Tempo FM 103.9.
Todos os direitos reservados.
(85) 3264-3196tempofm@tempofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você