Promoções
Notícias
Notícias
AutomobilismoAviaçãoBem EstarBrasilCearáCiênciaCinemaComunicaçãoConcursosCulturaDestaqueDinheiroDireitos HumanosEconomiaEducaçãoEmpregoEntretenimentoEsporteFortalezaG20InternacionalLazerMeio AmbienteMercadoMundoMúsicaNegóciosPolitica InternacionalPolítica NacionalSaúdeSegurançaServiçoTecnologiaTurismoUtilidade PúblicaVeículosViolência
ProgramaçãoAnuncie
10:30
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
Notícias
Notícias→Mundo→Luzianne Lins embarca em missão humanitária a Gaza; grupo teve barco atacado por drone

Luzianne Lins embarca em missão humanitária a Gaza; grupo teve barco atacado por drone

A deputada federal do Ceará está na Itália, de onde embarca para encontrar com grupo de ativistas

Por Jornalismo Tempo FM
10 de Setembro de 2025 às 10:01

A deputada federal Luizianne Lins (PT) integra a Global Sumud Flotilla (GSF), missão humanitária que teve um de seus barcos atingido por drones na Tunísia, nesta terça-feira (9). Segundo a assessoria da parlamentar, ela deve partir rumo a Gaza nos próximos dias.

De acordo com sua equipe, Luizianne está na Sicília (Itália) finalizando os treinamentos. Ela não integrou a primeira leva de embarques, que saiu de Barcelona no fim de agosto.´

 “A deputada está na região da Sicília, em terra, e finalizando os preparativos para o embarque”, informou uma assessora.

Em vídeo publicado no Instagram, Luizianne afirmou:

 “Estamos no penúltimo dia de treinamento aqui, agora vamos para os últimos preparativos, que vai ser no barco amanhã”.

E acrescentou:

 “A gente vai encontrar todo mundo no meio do [Mar] Mediterrâneo, com ânimo de quem quer chegar em Gaza e fazer o trabalho não violento, pacífico, de entrega e ajuda humanitária”.

Objetivo da missão


A flotilha pretende furar o bloqueio marítimo israelense e levar medicamentos, alimentos e água potável à população de Gaza. Luizianne destacou:
“Eu estou fazendo a minha parte. Estou indo para a missão humanitária, estou indo para a Sicília, onde a missão vai partir para Gaza”.

A iniciativa reúne representantes de 44 países. Segundo a ONU, 500 mil pessoas em Gaza vivem em situação “catastrófica” de fome, cenário atribuído ao bloqueio imposto por Israel. O governo israelense, por sua vez, nega a crise e afirma que o relatório da ONU é “baseado em mentiras do Hamas”.

Ataque à embarcação


O barco “Barco da Família”, sob bandeira portuguesa, foi atingido por drones enquanto navegava na Tunísia. A embarcação transportava membros do comitê de direção da flotilha, incluindo a ativista sueca Greta Thunberg.

Apesar do incêndio, todos os seis passageiros e tripulantes estão em segurança. “O incêndio causou danos ao convés principal e no porão de armazenamento. Uma investigação está em andamento”, informou comunicado da organização.

Entre os signatários da nota está o brasileiro Thiago Ávila, deportado por Israel em junho ao tentar levar ajuda humanitária à região.

Repercussão


Luizianne repercutiu o episódio em suas redes sociais, publicando imagens do barco em chamas. Ela classificou o caso como “urgente e grave”:
“A primeira informação é de que não há feridos. A coordenadora da missão, Yasemin Acar, publicou que a explosão seria um ataque de drone”, escreveu.

Foto: Reprodução/Instagram @luiziannelinspt
Com informações do Diário do Nordeste.

Veja mais

Economia
1.
Nota fiscal deve informar valores de isenção de ICMS em alguns produtos
Brasil
2.
Morre Angela Ro Ro, ícone da MPB, aos 75 anos
Ceará
3.
Arquibancada desaba em desfile cívico de 7 de Setembro e deixa ao menos 50 feridos no Ceará.
Dinheiro
4.
Governo federal vai impedir novas apostas de beneficiários do Bolsa família e do BPC em bets
Fortaleza
5.
Fortaleza celebra 203 anos da Independência com desfile na Beira Mar
© 2025, Tempo FM 103.9.
Todos os direitos reservados.
(85) 3264-3196tempofm@tempofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você