IBGE Aponta queda de desemprego, taxa é a menor em 12 anos.
Desemprego cai para 6,4% no trimestre encerrado em setembro.
Por Jornalismo Tempo FM
31 de Outubro de 2024 às 18:12
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada hoje, quinta-feira (31) pelo (IBGE) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, aponta que a taxa de desemprego no trimestre encerrado em setembro no Brasil é de 6,4%, sendo a segunda menor da série histórica iniciada em 2012.
A queda foi de 0,5 ponto percentual em relação ao trimestre anterior, terminado em junho, quando a taxa era de 6,9%. No mesmo período do ano passado, a desocupação atingia 7,7% da população em idade de trabalhar (14 anos ou mais).
A recuperação do mercado de trabalho brasileiro foi impulsionada por um aumento no número de vagas, tanto no setor privado, com e sem carteira assinada, quanto no funcionalismo público. Este crescimento no emprego reflete uma retomada econômica que vem se consolidando ao longo dos últimos meses. No entanto, o rendimento real e a massa salarial permaneceram praticamente estáveis.
Com isso, 58,4% das pessoas em idade de trabalhar no Brasil estão empregadas, é o maior nível de ocupação para um trimestre encerrado em setembro.
Também de acordo com a PNAD contínua, estão fora da força de trabalho 66,4 milhões de brasileiros. São pessoas de 14 anos ou mais desempregadas, mas que não estão em busca de serviço ou disponíveis para trabalhar.
Diante disso, a PNAD calcula que o Brasil tem 18,2 milhões de pessoas subutilizadas, ou seja, que poderiam estar trabalhando, mas estão desocupadas, subocupadas (não trabalham todas as horas que poderiam) ou fora da força de trabalho potencial.
Foto: Reprodução.