Promoções
Notícias
Notícias
AutomobilismoAviaçãoBem EstarBrasilCearáCiênciaCinemaComunicaçãoConcursosCulturaDestaqueDinheiroDireitos HumanosEconomiaEducaçãoEmpregoEsporteFortalezaG20Meio AmbienteMercadoMundoMúsicaNegóciosPolitica InternacionalPolítica NacionalSaúdeSegurançaTecnologiaTurismoUtilidade PúblicaVeículosViolência
ProgramaçãoAnuncie
09:21
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
Notícias
Notícias→Direitos Humanos→Violência – 140 mulheres são vítimas de feminicídio no mundo, por dia.

Violência – 140 mulheres são vítimas de feminicídio no mundo, por dia.

O número equivale a uma morte por feminicídio a cada 10 minutos.

Por Jornalismo Tempo FM
25 de Novembro de 2024 às 19:00

Apesar dos esforços feitos por diversos países para prevenir os feminicídios, eles continuam a registar níveis alarmantemente elevados. São, frequentemente, o culminar de episódios repetidos de violência baseada no gênero, o que significa que são evitáveis por meio de intervenções oportunas e eficazes.

Em 2023, 85 mil mulheres e meninas foram mortas intencionalmente em todo o mundo, sendo que 60% desses homicídios foram cometidos por um parceiro íntimo ou outro membro da família. O índice equivale a 140 mulheres e meninas mortas todos os dias ou uma a cada dez minutos.

Mulheres e meninas em todo o mundo continuam a ser afetadas por essa forma extrema de violência baseada no gênero e nenhuma região está excluída.

Os dados foram divulgados hoje, segunda-feira (25), Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, pela ONU Mulheres e pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc).

De acordo com o relatório Feminicídios em 2023: Estimativas Globais de Feminicídios por Parceiro Íntimo ou Membro da Família, o continente africano registrou as maiores taxas de feminicídios relacionados a parceiros íntimos e familiares, seguido pelas Américas e pela Oceania.

Na Europa e nas Américas, a maioria das mulheres assassinadas em ambiente doméstico (64% e 58%, respectivamente) foram vítimas de parceiros íntimos, enquanto, em outras regiões, os principais agressores foram membros da família.

No Brasil, o Ligue 180 é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher. Além de receber denúncias de violações contra as mulheres, a central encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos.

Fonte: Agência Brasil.
Foto: Tânia Rego.

Veja mais

Economia
1.
Preço médio do café dobra em um ano em Fortaleza
Mundo
2.
Vaticano anuncia conta do Papa Leão XIV no Instagram
Economia
3.
Cesta Básica sobe em 15 de 17 capitais brasileiras
Brasil
4.
Brasil tem o menor número de nascimentos em quase 50 anos
Turismo
5.
Brasil bate recorde de turistas estrangeiros em 2025
© 2025, Tempo FM 103.9.
Todos os direitos reservados.
(85) 3264-3196tempofm@tempofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você