Notícias→Saúde→Alimentação pode afetar bem-estar emocional e até piorar crises de ansiedade.
Alimentação pode afetar bem-estar emocional e até piorar crises de ansiedade.
Alimentos ricos em gorduras trans e aditivos podem ainda afetar a função cerebral.
Por Jornalismo Tempo FM
08 de Julho de 2025 às 10:17
A ideia de que a alimentação tem uma íntima relação com a nossa saúde mental vem se fortalecendo na última década. A ansiedade é um sentimento natural de antecipação e nervosismo que precede momentos importantes, como uma reunião ou um evento muito esperado. No entanto, há momentos em que ela aparece de forma exagerada, rotineira e incapacitante, e é aqui que ela se torna um problema.
O transtorno de ansiedade é uma complicação séria que pode ser prejudicial para a saúde do corpo e da mente, por isso, é importantíssimo tratá-la.
Os nutricionistas destacam que a conexão dos hábitos alimentares com os problemas psiquiátricos está tão consolidada que, em 2013, foi fundada a ISNPR (International Society for Nutritional Psychiatry Research), uma sociedade focada em pesquisas sobre psiquiatria nutricional. Fabio Salzano, médico psiquiatra e vice-coordenador do Ambulim-IPq HCFM-USP (Programa de Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), diz que o consumo de alimentos processados e ultraprocessados e o sedentarismo crescentes estão na raiz do problema.
Alimentos ricos em gorduras trans e aditivos podem ainda afetar a função cerebral, prejudicando o estado emocional e mental e contribuindo para uma sensação de cansaço e falta de energia.
Para quem não consegue abandonar de vez esses alimentos, a dica é controlar as quantidades e suspender ou moderar o consumo pelo menos durante crises ou períodos mais delicados na saúde mental, retomando sempre de forma mais controlada.
O primeiro passo para investir em alimentos que combatem a ansiedade é passar longe dos ricos em açúcar, e isso inclui também as bebidas. Diversos pesquisadores associam o excesso de açúcar refinado como causador de irritabilidade, tensão e depressão. Substitua a gordura saturada por gorduras boas, como o Ômega-3 (presente em peixes, nozes, na chia e linhaça).