Alimentos, combustíveis, aviões e veículos não estarão sujeitos à tarifa extra sobre produtos brasileiros, totalizando 50%, anunciada por Donald Trump. Medida começa a valer no dia 6 de agosto.
Por Jornalismo Tempo FM
31 de Julho de 2025 às 09:15
Faltam 6 dias para as tarifas impostas pelos EUA entrarem em vigor, as taxas impostas passam a valer em 6 de agosto para o Brasil. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), anunciou uma alíquota de 50% sobre os produtos brasileiros.
O prazo inicial para as tarifas passarem a valer era 1º de agosto, na 4ª feira (30.jul.2025), porém, Trump assinou um decreto formalizando a taxação e escreveu que a entrada em vigor seria 7 dias depois da assinatura do documento, o que será em 6 de agosto.
Foram excluídos do tarifaço 694 produtos brasileiros. Suco de laranja e aviões são exemplos.
A decisão de aplicar a tarifa foi tomada pelo presidente Donald Trump, que assinou uma ordem executiva e declarou uma nova emergência nacional para justificar a medida.
Segundo o governo dos EUA, o Brasil adotou ações recentes que representam uma ameaça à segurança nacional, à economia e à política externa americana. Por isso, decidiu elevar em 40 pontos percentuais a tarifa já existente, que agora totaliza 50%.
A ordem executiva também traz duras críticas ao governo brasileiro. De acordo com o texto, o Brasil estaria promovendo perseguição política contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores, além de adotar práticas que violam direitos humanos e enfraquecem a democracia.
Entre os dez produtos que o Brasil mais exportou para os Estados Unidos no primeiro semestre deste ano, o café e a carne bovina são os únicos atingidos em cheio pela tarifa de 50%. Tanto o café como a carne bovina não constam na lista de exceções formulada pela Casa Branca e, por isso, vão pagar a sobretaxa de 50% para entrar nos Estados Unidos a partir do final da semana que vem.