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Dia dos Pais deve movimentar R$ 273 milhões no comércio de Fortaleza.
A expectativa é que 39,4% dos consumidores presentes na capital façam compras em alusão à data, consolidando o Dia dos Pais como uma das datas mais expressivas para o comércio local.
Por Jornalismo Tempo FM
05 de Agosto de 2025 às 10:37
Comemorado no próximo domingo, o Dia dos Pais promete aquecer a economia de Fortaleza. De acordo com levantamento do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), da Fecomércio Ceará, a data deverá movimentar cerca de R$ 273 milhões no varejo da capital cearense.
A expectativa é que 39,4% dos consumidores presentes na capital façam compras em alusão à data, consolidando o Dia dos Pais como uma das datas mais expressivas para o comércio local. O impacto supera o do Dia dos Namorados e se aproxima do Dia das Crianças, ficando atrás apenas do Natal, Dia das Mães e Black Friday entre as principais comemorações com maior potencial de consumo em Fortaleza.
Segundo a pesquisa, 38% dos consumidores pretendem celebrar o Dia dos Pais de maneira especial. As comemorações devem ocorrer principalmente em restaurantes (17,4%), seguidos por barracas de praia e clubes (3,8%), igrejas (3,3%) e até viagens (3,3%).
O perfil dos consumidores que irão às compras é composto majoritariamente por jovens entre 18 e 24 anos (50,7%), mulheres (42,7%) e pessoas com renda familiar de até R$ 2.000 (48,1%). Em média, o gasto estimado por presente gira em torno de R$ 308. O pagamento à vista é a forma preferida por 50% dos consumidores, utilizando PIX, cartão de débito ou dinheiro. O cartão de crédito aparece em segundo lugar, sendo a opção de 45,7% dos entrevistados.
As preferências de presentes mostram uma tendência clara para itens pessoais e utilitários. Roupas e acessórios lideram o ranking, sendo a escolha de 35,6% dos consumidores. Em seguida vêm os produtos de perfumaria e cosméticos (16,5%), calçados, cintos e bolsas (13,6%), relógios (5%) e artigos esportivos (4,4%). Os shoppings continuam sendo o principal destino das compras (44,7%), reforçando o apelo do conforto e da variedade de produtos em um só local. Já os centros comerciais e as lojas de rua aparecem com 25,9% e 23% das preferências, respectivamente.
Mesmo com quase metade dos consumidores (47,5%) afirmando que não têm uma data específica para realizar as compras, os dias com maior intenção de movimentação no varejo são o sábado (30,1%), domingo (11,6%) e sexta-feira (9,5%), indicando que o fim de semana será decisivo para as vendas no comércio da capital.