Notícias→Saúde→Ceará teve 130 drogarias descredenciadas do Programa Farmácia Popular
Ceará teve 130 drogarias descredenciadas do Programa Farmácia Popular
Conforme o Ministério da Saúde, as farmácias afetadas não apresentaram a documentação necessária para a renovação do credenciamento.
Por Jornalismo Tempo FM
18 de Agosto de 2025 às 10:35
O Ministério da Saúde (MS) descredenciou 130 drogarias do estado do Ceará, do Programa Farmácia Popular (PFPB). No total, 54 municípios cearenses foram afetados. O descredenciamento ocorreu devido às unidades não realizarem a renovação cadastral ou não apresentarem a documentação exigida pelo Programa.
No país todo, foram 9.180 drogarias descredenciadas. O Governo Federal afirma que mantém o serviço em 453 farmácias do Estado, garantindo acesso gratuito a mais de 40 itens para a população.
Essas medidas são realizadas de forma integrada com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com a Caixa Econômica Federal.
Rafael Bruxellas, diretor Nacional de auditoria do SUS, explica a necessidade do monitoramento.
“Com o reforço do monitoramento e ações de controle, o Ministério da Saúde atua no fortalecimento do programa, coibindo irregularidades e garantindo a oferta dos medicamentos à população”, destaca Bruxellas.
Além das auditorias e dos sistemas informatizados internos, a transparência do Programa Farmácia Popular pode ser reforçada pela participação da população, que, caso identifique alguma fraude envolvendo o uso de CPF na retirada de medicamentos, pode acionar a Ouvidoria do SUS, pelo número 136.