Notícias→Ceará→IBGE: Idosos são 41% da população que mora sozinha no Ceará.
IBGE: Idosos são 41% da população que mora sozinha no Ceará.
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) de 2024.
Por Jornalismo Tempo FM
24 de Agosto de 2025 às 13:31
Em 12 anos, a população idosa que vive sozinha no Ceará mais que duplicou em números absolutos e passou a representar, em 2024, 41% dos lares unipessoais. De 84 mil, eles chegaram a 213 mil no ano passado.
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) de 2024, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na sexta-feira (22).
Ao investigar o arranjo domiciliar, o IBGE caracteriza as unidades domésticas – conjunto de pessoas que vivem em um domicílio particular – das seguintes formas:
Unipessoal: com apenas um morador.
Nuclear: aqueles em que mora um único núcleo formado pelo casal, com ou sem filhos (inclusive adotivos e de criação) ou enteados. São também nucleares as unidades domésticas compostas por mãe com filhos ou pai com filhos, chamadas monoparentais.
Estendida: quando, além da família nuclear, existe a presença de algum outro parente, como neto(a), avô ou avó, genro ou nora.
Composta: quando há a presença de algum não parente, como agregado, convivente ou pensionista.
Em 2024, 18,6% das unidades domésticas registradas no País eram unipessoais, ou seja, compostas apenas por um morador. Em relação a 2012, o crescimento foi de 6,4 p.p. – naquele ano, esses arranjos representavam 12,2%.
A similaridade também é observada no recorte de gênero: das mulheres que moram sozinhas no Brasil, 55,5% têm mais de 60 anos. No Estado, essa relação é ligeiramente menor, ficando em 51,7%. As idosas seguem como maioria nesse quesito desde 2012. No Ceará, elas são as responsáveis por aproximadamente 56% dos mais de 3,2 milhões de domicílios, segundo a Pnad Contínua de 2024.
Fazendo a comparação dentro de cada intervalo de idade, dentro do universo de 1,52 milhão de idosos no Ceará, em 2024, 13,97% viviam em lares unipessoais.
Em síntese, a população idosa morando só cresceu nos dois últimos, enquanto o grupo imediatamente mais jovem diminuiu no Ceará.
A Pnad Contínua foi consolidada a partir da coleta de informações em aproximadamente 168 mil domicílios, que participaram da pesquisa ao longo dos quatro trimestres de 2024.
O IBGE investiga regularmente informações sobre sexo, idade e cor ou raça dos moradores, além de características dos domicílios, para auxiliar na compreensão do mercado de trabalho e dos aspectos sociais e demográficos do País.