Promoções
Notícias
Notícias
AutomobilismoAviaçãoBem EstarBrasilCearáCiênciaCinemaComunicaçãoConcursosCulturaDestaqueDinheiroDireitos HumanosEconomiaEducaçãoEmpregoEsporteFortalezaG20InternacionalMeio AmbienteMercadoMundoMúsicaNegóciosPolitica InternacionalPolítica NacionalSaúdeSegurançaServiçoTecnologiaTurismoUtilidade PúblicaVeículosViolência
ProgramaçãoAnuncie
16:08
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
Notícias
Notícias→Cinema→Cearense Gero Camilo é premiado como melhor ator no Festival de Gramado.

Cearense Gero Camilo é premiado como melhor ator no Festival de Gramado.

Pelo segundo ano consecutivo, o festival reconhece a atuação de um cearense no cinema.

Por Jornalismo Tempo FM
25 de Agosto de 2025 às 08:16

O longa-metragem “Papagaios”, dirigido por Douglas Soares, foi um dos destaques da premiação do 53º Festival de Cinema de Gramado, que aconteceu no fim de semana, na serra gaúcha.

A obra foi reconhecida nas categorias de melhor direção de arte, desenho de som, júri popular e melhor ator para Gero Camilo, que subiu ao palco do Palácio dos Festivais para receber o seu primeiro Kikito em 25 anos de carreira.

Este é o segundo ano consecutivo que um ator cearense é premiado em Gramado. Em 2024, Rodger Rogério conquistou com o Kikito de melhor ator coadjuvante por “Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi, que também foi eleito o melhor filme da edição. 

Em “Papagaios”, Gero interpreta Tunico, um homem obcecado em aparecer a qualquer custo em reportagens, mesmo sem ter ligação com os assuntos noticiados. Explorando diversas nuances e gêneros audiovisuais, como o suspense, o policial e o humor, o filme aborda a busca pela fama a partir dessas figuras tão emblemáticas do Brasil.

 O ator afirma que se inspirou nas comédias de Woody Allen para alcançar outro tom para o humor do personagem Tunico.

Para o diretor Douglas Soares, nunca teve outro ator para fazer o Tunico. 
“Sempre foi o Gero, mas não por todo tempo. Por muitos anos eu escrevi sem um rosto, até que surgiu o Gero talvez nos últimos três ou quatro anos. Escrevi muitos tratamentos do roteiro já com ele na cabeça e se ele não topasse, e tinha esse risco porque ele falou que não queria fazer mais cinema, eu não sabia o que eu ia fazer”, afirma o diretor Douglas Soares.

Tunico é um cearense que foi morar no Rio de Janeiro em busca de oportunidades. Essa identidade, no entanto, não foi estabelecida pela roteirização, sendo trazida pelo próprio Gero no processo criativo.

Em “Papagaios”, Gero divide o protagonismo com o jovem ator Ruan Aguiar, dois personagens que se revelam extremamente complexos durante essa jornada de reconhecimento na mídia. O elenco também traz participações marcantes de Leo Jaime, Angela Paz, Ernesto Piccolo, Babi Xavier, Claudete Troiano, Marcello Escorel, Roney Villela, entre outros.

O diretor conta que todo o elenco emprestou coisas específicas para o filme, essenciais para a elaboração de um universo tragicômico.

Cinema cearense


Recentemente, Gero Camilo terminou as filmagens de “Geni e o Zepelim”, próximo longa-metragem de Anna Muylaert (“Que Horas Ela Volta?”), que aconteceram no Acre. Sem projetos de cinema no Ceará por enquanto, mas disponível para isso, o ator tem planos de voltar a Fortaleza em breve com um novo espetáculo teatral.

Para ele, o cinema cearense vive um momento decisivo, sobretudo pelos esforços de criação da Ceará Filmes, empresa pública de audiovisual que visa fortalecer a produção audiovisual no estado.

O ator, que já trabalhou com os cineastas cearenses Rosemberg Cariry em “Os Pobres Diabos” (2012), Karim Aïnouz em “Madame Satã” (2002) e Clébio Viriato Ribeiro em “O Auto da Camisinha” (2009), acredita que o cinema feito no estado é uma referência nacional consolidada.

Foto:  Cleiton Thiele/Ag.Pressphoto
Com informações de: DN / Festival de Cinema de Gramado.

Veja mais

Economia
1.
Consulta ao 4º lote de restituição do IRPF 2025 começa nesta sexta-feira (22);
Ceará
2.
IBGE consolida Fortaleza como 4ª maior capital do Brasil
Serviço
3.
No Dia Nacional do Ciclista, Bicicletar em Fortaleza terá acesso gratuito
Política Nacional
4.
Sem consenso, Câmara adia votação da PEC da Blindagem
Segurança
5.
PF faz operação combate contra o PCC por lavagem de dinheiro no setor de combustíveis
© 2025, Tempo FM 103.9.
Todos os direitos reservados.
(85) 3264-3196tempofm@tempofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você