STF inicia julgamento de Bolsonaro e mais sete aliados
A manhã na 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal começou com a leitura do relatório do relator do processo, o ministro Alexandre de Moraes.
Por Jornalismo Tempo FM
02 de Setembro de 2025 às 14:00
O Supremo Tribunal Federal (STF) deu início, nesta terça-feira (2), ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete aliados acusados de tentativa de golpe para reverter o resultado das eleições de 2022. A análise ocorre na Primeira Turma da Corte.
Os réus respondem por crimes como tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e violação de patrimônio tombado.
A Primeira Turma é composta pelos ministros Alexandre de Moraes (relator do caso), Flávio Dino, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Cristiano Zanin. A definição sobre condenação ou absolvição deve ocorrer apenas nas próximas sessões.
Durante a abertura do julgamento, Moraes afirmou que pressões externas não influenciarão a análise do processo.
“Essa coação, essa tentativa de obstrução, elas não afetarão a imparcialidade e a independência dos juízes deste Supremo Tribunal Federal, que darão, como estamos dando hoje, a normal sequência do devido processo legal”, declarou o ministro.
Calendário das sessões
• 2/9 (terça-feira) – das 9h às 12h e das 14h às 19h • 3/9 (quarta-feira) – das 9h às 12h • 9/9 (terça-feira) – das 9h às 12h e das 14h às 19h • 10/9 (quarta-feira) – das 9h às 12h • 12/9 (sexta-feira) – das 9h às 12h e das 14h às 19h
A expectativa é que a primeira semana seja dedicada às sustentações orais das defesas, enquanto o voto do relator, Alexandre de Moraes, deve abrir a sessão marcada para 9 de setembro, já na segunda semana do julgamento.