Promoções
Notícias
Notícias
AutomobilismoAviaçãoBem EstarBrasilCearáCiênciaCinemaComunicaçãoConcursosCulturaDestaqueDinheiroDireitos HumanosEconomiaEducaçãoEmpregoEsporteFortalezaG20InternacionalLazerMeio AmbienteMercadoMundoMúsicaNegóciosPolitica InternacionalPolítica NacionalSaúdeSegurançaServiçoTecnologiaTurismoUtilidade PúblicaVeículosViolência
ProgramaçãoAnuncie
15:39
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
Notícias
Notícias→Ceará→61% dos defensores públicos do Ceará relatam ter sofrido ameaças ou violência, diz pesquisa

61% dos defensores públicos do Ceará relatam ter sofrido ameaças ou violência, diz pesquisa

Levantamento traz dados sobre saúde física e mental, sobrecarga laboral e estrutura de trabalho dos profissionais

Por Jornalismo Tempo FM
03 de Setembro de 2025 às 10:17

61,8% dos defensores públicos do Ceará relataram ter sofrido ameaças ou violência durante o exercício da função. É o que diz o primeiro mapeamento lançado pela Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC) com dados relacionados à vivência e à atuação dos profissionais.

O Primeiro Mapeamento das Defensoras e Defensores Públicos do Ceará foi produzido a partir de questionários, feitos pela empresa Cuali Pesquisa. De acordo com a associação, 170 profissionais foram entrevistados, sendo 91 da Capital e 79 do interior do Estado, a maior parte com atuação nas áreas criminal (41,2%) e cível geral (35,3%).

O levantamento inclui dados sobre temas relevantes, como ameaças e violência, saúde mental, atividades cumulativas e estrutura de apoio. Os resultados obtidos foram divulgados pela associação nas redes sociais.
Alguns dos principais dados apresentados apontam que 61,8% dos defensores que responderam à pesquisa disseram ter sofrido algum tipo de ameaça ou violência (física ou moral) no exercício da função e 31,2% relataram ameaças a si ou familiares devido à profissão. Além disso, apenas 34,1% se sentem seguros no ambiente de trabalho.

Em relação ao acúmulo de atividades, 81,8% afirmaram ter exercido atividades cumulativas, gerando sobrecarga de trabalho e impacto no atendimento à população.

A pesquisa também indica que 51,5% dos defensores afirmam que o trabalho agrava a saúde física e 53,5% consideram que o trabalho prejudica a saúde mental, com a sobrecarga, o excesso de responsabilidade e a falta de estrutura como os principais agravantes.

72,9% dos profissionais consultados consideram o atual número de colaboradores como insuficiente. 54,7% dos defensores compartilham salas de atendimento com outros colegas, comprometendo a privacidade e segurança do serviço realizado.

Pelas redes sociais da associação, a presidenta da ADPEC, Kelviane Barros, considerou que recursos adequados devem ser destinados à Defensoria e utilizados de forma eficiente para garantir melhores condições de trabalho aos profissionais.

“É preciso lembrar que a Defensoria atua na defesa de toda a população vulnerável, que inclui crianças, adolescentes, idosos, pessoas vítimas de violência, minorias sociais, pessoas privadas de liberdade, dentre outros. É preciso que o orçamento adequado seja destinado à instituição e que esses recursos sejam empregados de maneira eficiente, a fim de cessar o quadro de sobrecarga laboral, falta de estrutura e afetamento da saúde física e mental das defensoras e defensores. Isso refletirá decisivamente na qualidade do serviço prestado à população”, afirma.

Foto: Divulgação / DPCE
Com informações do O Povo.

Veja mais

Segurança
1.
Videomonitoramento em Fortaleza pode multar quem usa celular parado no sinal vermelho
Economia
2.
Banco Central afirma que 48 milhões de pessoas ainda têm R$ 10,7 bilhões em ‘dinheiro esquecido’ nos bancos
Cinema
3.
Jason Momoa fará personagem brasileiro em novo filme do Street Fighter
Internacional
4.
Sobe para 17 número de mortos em acidente com bondinho em Lisboa
Ceará
5.
Motoqueiros fazem “disputa de barulho” com escapamentos adulterados em Juazeiro do Norte
© 2025, Tempo FM 103.9.
Todos os direitos reservados.
(85) 3264-3196tempofm@tempofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você