Notícias→Brasil→Morre Angela Ro Ro, ícone da MPB, aos 75 anos
Morre Angela Ro Ro, ícone da MPB, aos 75 anos
'Amor, Meu Grande Amor' foi um de seus maiores sucessos.
Por Jornalismo Tempo FM
08 de Setembro de 2025 às 14:40
A cantora, compositora e pianista Angela Ro Ro, faleceu nesta segunda-feira (8) aos 75 anos, após passar cerca de três meses internada com uma infecção pulmonar grave no Hospital Silvestre, na zona sul do Rio de Janeiro. Segundo o advogado Carlos Eduardo Lyrio, recentemente ela teve uma nova infecção e, na manhã desta segunda, não resistiu.
Nascida Angela Maria Diniz Gonsalves, no Rio de Janeiro, recebeu o apelido de Ro Ro ainda na infância por causa da voz grave. Aos cinco anos, começou a estudar piano clássico, dando os primeiros passos no universo musical que a consagraria décadas depois.
Uma trajetória intensa
A carreira profissional teve início nos anos 1970, após uma temporada na Itália, quando conheceu o cineasta Glauber Rocha. De lá, partiu para Londres, onde trabalhou como faxineira em hospital, garçonete e lavadora de pratos em restaurante, além de se apresentar em pubs. Por indicação de Glauber, participou do álbum Transa, de Caetano Veloso, tocando gaita em uma das faixas.
De volta ao Brasil, começou a se apresentar em casas noturnas cariocas até ser contratada pela gravadora Polygram/Polydor, atual Universal Music.
O reconhecimento nacional veio em 1980, quando emocionou o país ao cantar sozinha, de smoking, no palco do Teatro Fênix, a canção “Amor, Meu Grande Amor”. Na mesma ocasião, dividiu o palco com a veterana Angela Maria, em um encontro marcante de gerações.
Angela Ro Ro não escondia seus excessos nem a luta contra a autodestruição. “Eu fiz a experiência de me autodestruir e não fui competente. Errei. E daí? Errei comigo”, chegou a declarar em entrevistas.
Suas músicas traduziam dores, amores e ironias com franqueza. Em “Demais”, refletia sobre julgamentos: “Todos acham que eu falo demais, e que ando bebendo demais”. Já em “Escândalo”, soltava a voz rouca e debochada: “O grande escândalo sou eu, aqui, só”.
Legado
Considerada uma das maiores vozes da MPB, Angela Ro Ro abriu caminhos ao assumir publicamente sua orientação sexual em uma época em que isso representava enorme desafio. Autêntica, irreverente e pioneira, construiu uma obra que continua a influenciar novas gerações de artistas.