Promoções
Notícias
Notícias
AutomobilismoAviaçãoBem EstarBrasilCearáCiênciaCinemaComunicaçãoConcursosCulturaDestaqueDinheiroDireitos HumanosEconomiaEducaçãoEmpregoEntretenimentoEsporteFortalezaG20InternacionalLazerMeio AmbienteMercadoMundoMúsicaNegóciosPolitica InternacionalPolítica NacionalSaúdeSegurançaServiçoTecnologiaTurismoUtilidade PúblicaVeículosViolência
ProgramaçãoAnuncie
11:04
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
Notícias
Notícias→Fortaleza→Destino da Ponte Velha de Fortaleza é tema de debate em audiência pública

Destino da Ponte Velha de Fortaleza é tema de debate em audiência pública

As discussões sobre o futuro do marco cultural centenário reuniram moradores do Poço da Draga e representantes neste terça-feira, 9

Por Jornalismo Tempo FM
10 de Setembro de 2025 às 08:54

Uma audiência pública realizada nesta terça-feira (9), no Pavilhão Atlântico, discutiu o futuro da Ponte Velha — também conhecida como Ponte Metálica — localizada no bairro Poço da Draga, em Fortaleza. A estrutura está interditada há quase dois anos devido a problemas de conservação.

O encontro foi proposto pela vereadora Adriana Gerônimo (Psol), que destacou a importância da ponte como espaço cultural e de lazer. Segundo ela, o local representa um ponto de pertencimento e identidade para a população, especialmente para os jovens.

Durante a audiência, moradores da região e representantes de órgãos públicos ressaltaram a necessidade de preservar o equipamento, que funcionou como o primeiro porto de Fortaleza. A artista popular e integrante do Conselho Gestor da Zona Especial de Interesse Social (ZEIS), Ivoneide Gois, fez um apelo emocionado pela preservação, utilizando versos adaptados da canção de Alcione.

O geógrafo Sérgio Rocha, morador do Poço da Draga, enfatizou a relevância simbólica da ponte para a comunidade. Já o arquiteto e urbanista Marcelo Capasso defendeu a realização de um estudo técnico detalhado para avaliar as condições da estrutura e definir as possibilidades de recuperação.

Em maio deste ano, a Defesa Civil apontou riscos estruturais na Ponte Velha, incluindo corrosão, perda de sustentação em pilares e instabilidade da passarela. O laudo reforçou a necessidade de intervenções urgentes para garantir segurança e evitar o colapso da construção.

“A gente precisa minimamente se apoiar em documentos técnicos para qualificar esse debate. Precisamos de um parecer de engenharia estrutural, para começarmos a discutir não se a ponte será preservada, mas como ela será preservada”, acrescenta o pesquisador e arquiteto e urbanista Marcelo Capasso, em discussão na audiência pública.

A audiência pública teve como objetivo reunir moradores, especialistas e representantes do poder público para discutir alternativas de preservação da ponte, conciliando segurança e valorização histórica.

Foto: José Leomar / Cmfor
Com informações do O Povo.

Veja mais

Lazer
1.
Cidade da Criança recebe atrações gratuitas para crianças e famílias neste domingo (07/9).
Ceará
2.
Motoqueiros fazem “disputa de barulho” com escapamentos adulterados em Juazeiro do Norte
Esporte
3.
Ceará vence Fortaleza nos pênaltis e garante vaga na final da Copa do Nordeste Sub-20
Ceará
4.
Camilo anuncia que a Carteira Nacional do Docente deverá ser sancionada em Outubro
Política Nacional
5.
CPMI do INSS ouve ex-ministro Carlos Lupi nesta segunda, 8
© 2025, Tempo FM 103.9.
Todos os direitos reservados.
(85) 3264-3196tempofm@tempofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você