Promoções
Notícias
Notícias
AutomobilismoAviaçãoBem EstarBrasilCearáCiênciaCinemaComunicaçãoConcursosCulturaDestaqueDinheiroDireitos HumanosEconomiaEducaçãoEmpregoEntretenimentoEsporteFortalezaG20InternacionalLazerMeio AmbienteMercadoMundoMúsicaNegóciosPolitica InternacionalPolítica NacionalSaúdeSegurançaServiçoTecnologiaTurismoUtilidade PúblicaVeículosViolência
ProgramaçãoAnuncie
10:52
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
Notícias
Notícias→Saúde→Mutirão nacional realiza mais de mil atendimentos em hospitais universitários do Ceará neste sábado, 13

Mutirão nacional realiza mais de mil atendimentos em hospitais universitários do Ceará neste sábado, 13

O esforço tem como foco atender pacientes que aguardam em filas do Sistema Único de Saúde (SUS)

Por Jornalismo Tempo FM
11 de Setembro de 2025 às 09:23

O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC), formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), participa neste sábado (13) da maior mobilização já realizada na história do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa faz parte do projeto “Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas”, que deve contabilizar mais de 20 mil procedimentos simultâneos em todo o Brasil.

Em Fortaleza, estão previstos cerca de 1.100 atendimentos. O HUWC responderá por aproximadamente 900 procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias em áreas como oftalmologia, oncologia, cirurgia geral e de cabeça e pescoço. Também serão realizados exames de alta complexidade, como ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia, colonoscopia, audiometria e ecocardiograma, além de consultas em especialidades como genética e endocrinologia pediátrica.

Já a MEAC terá como foco a saúde da mulher, com mais de 260 atendimentos. Entre os procedimentos, estão colposcopia, mamografia, histeroscopia diagnóstica e a inserção de métodos contraceptivos como DIU e implante subdérmico. Consultas ginecológicas e exames de imagem, como ultrassonografia transvaginal e de mama, também estão na programação.

De acordo com a superintendente do CH-UFC/Ebserh, Josenilia Gomes, a mobilização representa um esforço coletivo em prol da redução das filas do SUS.

 “Trata-se de um dia muito relevante, pois somamos esforços em rede para colaborar com a reduçã das filas do SUS. A Ebserh consolida sua potência por meio do conjunto dos hospitais universitários, que ofertam assistência de qualidade enquanto ensinam e formam profissionais”, afirmou.

Para a realização do mutirão no Ceará, cerca de 270 profissionais estão mobilizados, entre médicos, residentes, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos e técnicos de radiologia.

O chamado “Dia E” é promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Saúde. O objetivo é ampliar o acesso a cirurgias eletivas e a procedimentos especializados, além de reduzir filas e o tempo de espera no SUS.

Desde o lançamento, o Ebserh em Ação já realizou diversos mutirões em rede nos 45 hospitais universitários federais do país. A iniciativa fortalece o sistema público de saúde e, ao mesmo tempo, contribui para a formação de novos profissionais, consolidando o papel das instituições universitárias na assistência à população.

Foto: Carlos Gibaja / Casa Civil
Com informações do GC Mais.

Veja mais

Fortaleza
1.
Fortaleza celebra 203 anos da Independência com desfile na Beira Mar
Brasil
2.
Aprovada em comissão proposta que proíbe condenado por maus-tratos de adotar animal
Esporte
3.
Fortaleza perde para o Internacional e chega ao 6º jogo sem vencer na Série A
Cultura
4.
35° Cine Ceará homenageia Mariana Ximenes e traz programação gratuita em Fortaleza
Brasil
5.
Morre Angela Ro Ro, ícone da MPB, aos 75 anos
© 2025, Tempo FM 103.9.
Todos os direitos reservados.
(85) 3264-3196tempofm@tempofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você