Promoções
Notícias
Notícias
AutomobilismoAviaçãoBem EstarBrasilCearáCiênciaCinemaComunicaçãoConcursosCulturaDestaqueDinheiroDireitos HumanosEconomiaEducaçãoEmpregoEntretenimentoEsporteFortalezaG20InternacionalLazerMeio AmbienteMercadoMundoMúsicaNegóciosPolitica InternacionalPolítica NacionalSaúdeSegurançaServiçoTecnologiaTurismoUtilidade PúblicaVeículosViolência
ProgramaçãoAnuncie
20:50
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
Notícias
Notícias→Economia→Setor químico quer atrair novos investidores ao Ceará

Setor químico quer atrair novos investidores ao Ceará

Presidente do Sindquímica-CE, Beto Chaves, diz que os incentivos fiscais e tributários do governo são medidas cruciais para fomentar a indústria

Por Jornalismo Tempo FM
12 de Setembro de 2025 às 09:01

O setor químico do Ceará intensifica seus esforços para atrair novos investidores, combinando incentivos governamentais, fortalecimento de polos industriais e a valorização da qualidade e inovação das empresas já instaladas no estado.

De acordo com Beto Chaves, presidente do Sindicato das Indústrias Químicas do Estado do Ceará (Sindquímica-CE), os incentivos fiscais e tributários oferecidos pelo governo são ferramentas fundamentais para fomentar a indústria local e torná-la mais atrativa para investidores.

“Às vezes o governo acha que a indústria quando bate lá na porta deles parece um 'pidão', né? Mas a questão não é essa. Ao incentivar a cadeia com incentivos fiscais tributários, ele (governo) acelera e fomenta mais a indústria”, afirma Chaves.

Segundo ele, o estado ainda precisa avançar nesse aspecto, adotando práticas similares às de estados vizinhos, como Pernambuco, que oferecem incentivos de até 99% com maior facilidade. Para o dirigente sindical, estimular a indústria é essencial para gerar empregos, promover pesquisa, inovação e tecnologia, além de construir um ambiente propício ao desenvolvimento industrial.

Uma das estratégias em destaque é a consolidação de polos industriais, como o Polo Químico de Guaiúba, situado na Região Metropolitana de Fortaleza. O polo busca criar um "DNA industrial" no município e fortalecer a produção local.

“Este polo visa transformar o município, criar um DNA industrial e fomentar o crescimento do estado, gerando um ‘mercado latente’ e oportunidades para os cidadãos”, destaca Beto Chaves.

O Sindquímica-CE já deu início a um projeto de remanejamento de indústrias localizadas na periferia de Fortaleza para Guaiúba. O projeto prevê a instalação de 24 indústrias, das quais oito já estão em operação, sete estão em construção, e as demais aguardam uma nova fase de infraestrutura por parte do governo estadual.

Beto Chaves também ressalta os casos de sucesso da indústria cearense, citando, por exemplo, uma fábrica de saneantes sediada no estado que é atualmente a quarta maior do mundo e a maior da América Latina em seu setor. A empresa se destaca pela inovação e por colocar o nome do Ceará no cenário internacional.

“Essa visibilidade internacional e a capacidade de alcançar múltiplos mercados (um associado, por exemplo, atua em 47 países) demonstram a resiliência e o potencial de expansão das empresas cearenses”, afirma.

8ª Expo Ceará Química deve movimentar R$ 12 milhões


Como parte da estratégia de atração de investimentos e promoção do setor, o Sindquímica-CE está realizando a 8ª edição da Expo Ceará Química, que ocorre entre 11 e 12 de setembro no Hotel Mareiro, em Fortaleza. O evento tem a expectativa de movimentar R$12 milhões em negócios.

Segundo Beto Chaves, a feira funciona como um verdadeiro hub de inovação, tecnologia, bons insumos e oportunidades comerciais:

“Ela (a Expo Ceará Química) atrai indústrias de estados vizinhos, como Pernambuco e Piauí, que buscam as novidades do mercado cearense. Isso demonstra a vitalidade do setor e a capacidade do Ceará de ser um centro de referência e fornecimento para a região e, eventualmente, para o Brasil e o mundo”, destaca o presidente do sindicato.

O evento também evidencia a diversidade da indústria química cearense, que abrange setores como transformação plástica, cosméticos, saneantes, fármacos, tintas, insumos químicos, asfalto e colchões. Para Beto Chaves, essa diversidade mostra o potencial do Ceará em desenvolver cadeias produtivas completas, fortalecendo ainda mais a economia local.

Foto: Davi Probo/Divulgação
com informações do O Povo.

Veja mais

Esporte
1.
Brasil vence a França e encara Itália na semi do Mundial feminino de Vôlei; veja chaveamento
Saúde
2.
Saiba qual o significado do Setembro Azul, mês em prol dos surdos
Cinema
3.
“O Agente Secreto” é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026
Ceará
4.
Ceará tem apenas 2 municípios entre os 100 mais competitivos do Brasil
Aviação
5.
Azul vai retomar voo Juazeiro do Norte para Recife em outubro
© 2025, Tempo FM 103.9.
Todos os direitos reservados.
(85) 3264-3196tempofm@tempofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você