Notícias→Educação→Uece lança curso inédito para povos e comunidades costeiras tradicionais
Imagem: Divulgação / Governo do Ceará
Uece lança curso inédito para povos e comunidades costeiras tradicionais
Curso Tecnólogo em Turismo Comunitário é pioneiro no Brasil e terá 150 vagas para comunidades do litoral cearense
Por Jornalismo Tempo FM
25 de Setembro de 2025 às 09:49
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) se tornou a primeira universidade do Brasil a oferecer uma graduação voltada exclusivamente para povos e comunidades costeiras tradicionais. O novo Curso Tecnólogo em Turismo Comunitário terá sua aula inaugural nesta sexta-feira (26), às 9h, no Auditório Central do campus Itaperi, com transmissão ao vivo pela internet.
Estrutura e parcerias
A graduação será ofertada na modalidade Educação a Distância (EaD) pela Uece, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB/Capes), o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), a CONFREM, além do apoio da Rede Cearense de Turismo Comunitário e do IFCE.
De acordo com a coordenadora adjunta da Sate, professora Eloísa Vidal,
“somos a primeira universidade do Brasil a iniciar um curso para atender a essas comunidades. É um marco histórico para nós e para eles, pois a educação de nível superior, pública, gratuita, diferenciada e contextualizada é uma dívida histórica”.
Objetivos do curso
O curso tem como meta oferecer formação específica em turismo comunitário para populações que já atuam no setor, por meio de atividades como pesca, artesanato, hospedagem familiar, alimentação, trilhas, passeios de buggy, agricultura e festas tradicionais.
A proposta é promover o desenvolvimento inclusivo e sustentável nessas localidades, fortalecendo a gestão comunitária do turismo.
Comunidades contempladas
O processo seletivo ofertou 150 vagas para candidatos de comunidades tradicionais ligadas às Reservas Extrativistas (RESEX) e de territórios do litoral cearense, incluindo:
Prainha do Canto Verde (Beberibe)
Batoque e Balbino (Aquiraz), além do povo indígena Jenipapo Kanindé
Caetanos de Amontada, Maceió e Barra das Moitas
Povos indígenas Tremembé
Comunidades de Fortim, Aracati, Icapuí e Camocim
Entorno do Parque Nacional de Jericoacoara
Estrutura do curso
As aulas acontecerão nos polos da UAB/Uece em Amontada, Aquiraz, Aracati, Beberibe e Camocim. O curso terá 1.734 horas, distribuídas em quatro semestres, podendo ser concluído em dois a três anos.