Notícias→Brasil→Jornalista e apresentador Paulo Soares, o “Amigão”, morre aos 63 anos
Imagem: Reprodução
Jornalista e apresentador Paulo Soares, o “Amigão”, morre aos 63 anos
Comunicador do esporte enfrentava problemas de saúde e se destacou na ESPN desde a década de 1990
Por Jornalismo Tempo FM
29 de Setembro de 2025 às 10:53
O narrador e apresentador Paulo Soares, conhecido como Amigão, faleceu nesta segunda-feira (29) em São Paulo, aos 63 anos, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado há cerca de cinco meses no Hospital Sírio Libanês, enfrentando problemas de saúde, incluindo uma condição na coluna.
Oriundo do rádio, Paulo iniciou sua carreira aos 15 anos na Rádio Clube de Araras e passou ainda por Rádio Gazeta, Record, Globo, Bandeirantes e Estadão. Na televisão, estreou na Gazeta em 1983, passou pela Record, Cultura e, em 1994, integrou a TVA Esportes, embrião da ESPN Brasil, onde começou em 1994.
Na emissora, destacou-se principalmente apresentando o SportsCenter, ao lado de Antero Greco, formando uma dupla marcada pelo carisma, bom humor e irreverência. Paulo também participou da formação inicial do programa Linha de Passe, histórico da ESPN.
Reconhecimento e homenagens
Após a notícia de sua morte, diversos colegas e jornalistas prestaram homenagens nas redes sociais. O jornalista Alex Tseng, amigo de longa data, foi o primeiro a comunicar o falecimento:
“Descanse, Paulo. Você lutou bravamente. Ficam as lembranças, longas conversas, risadas… Gratidão por tudo nesses quase 40 anos de amizade.”
Outros parceiros de emissora também prestaram tributo:
Gustavo Hofman: “Unanimidade. Personalidade, voz e carisma inigualáveis. Generoso, humilde e divertido. Talentoso, potente e marcante. Amigão, você faz muita falta. Você e o Antero. Obrigado por tantas e tantas noites de SportsCenter. E pessoalmente, pela sua amizade. Descanse.”
Leonardo Bertozzi: “Amigão, my friend. Do sorriso fácil. Da risada gostosa. Cem! Cem! Cem vezes te diria o quanto foi especial conhecer um ser humano tão doce, gentil, generoso. Te amo, do fundo do coração. Obrigado por tudo. Do seu Amiguinho.”
Impacto e legado
Além de colegas da ESPN, jornalistas de outras emissoras também lamentaram a perda:
Galvão Bueno: “Ele e Antero Greco juntos eram ótimos. Agora, também se foi!! Em alguma dimensão o reencontro vai acontecer e a resenha será ótima!! A TV esportiva está mais pobre hoje!! Vai com Deus, Amigão!!”
André Rizek: “Um cara super gentil, generoso, um puta apresentador e ótimo narrador. Que merda. Que perda. Meu abraço a todos os amigos, familiares e fãs. Descanse em paz, Amigão.”
Benjamin Back: “Não dá para acreditar até agora. Um cara incrível, do bem, gente boa demais. Paulo Soares, amigão. Descanse em paz.”
Milton Neves: “Morre Paulo Soares, o amigão! Uma unanimidade entre fãs do futebol, jornalistas e todo mundo que chegou a conhecê-lo. Uma perda enorme de um grande cara, um grande jornalista, um grande apresentador. Que Deus o receba em paz, Amigão.”
Outros jornalistas que lamentaram sua partida incluem Paulo Andrade, Arnaldo Ribeiro, Gerd Wenzel, Marcela Rafael, Felipe Andreoli, além dos ex-árbitros Renata Ruel e Carlos Eugênio Simon.