Notícias→Saúde→Planos de saúde poderão abater dívidas ao atender pacientes do SUS a partir de agosto.
Planos de saúde poderão abater dívidas ao atender pacientes do SUS a partir de agosto.
Neste primeiro momento, o governo federal espera que R$ 750 milhões em dívidas sejam convertidas.
Por Jornalismo Tempo FM
29 de Julho de 2025 às 10:45
O Ministério da Saúde annunciou que a partir de agosto, pacientes da rede pública também poderão ser atendidos por planos de saúde em todo o Brasil. A medida tem como objetivo ressarcir ao Sistema Único de Saúde (SUS) de dívidas adquiridas pelas operadoras.
Neste primeiro momento, o governo federal espera que R$750 milhões em dívidas sejam convertidas em mais consultas, exames e cirurgias com foco em áreas estratégicas e conforme a demanda apresentada pelos estados.
A medida, que faz parte do programa Agora Tem Especialistas, visa ampliar o atendimento e reduzir o tempo de espera na atenção especializada.
A oferta de assistência aos pacientes do SUS pelos planos de saúde atenderá ao rol de procedimentos do programa Agora Tem Especialistas, que prioriza seis áreas de maior carência por serviços especializados: oncologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, cardiologia e ginecologia.
Também será considerada a demanda dos estados e municípios, que vão apresentar as suas necessidades. Para participar, os planos de saúde devem aderir ao edital conjunto do Ministério da Saúde e da ANS.
Funcionará como uma prateleira de atendimentos especializados com os quais os estados, o Distrito Federal e os municípios poderão contar. A partir de então, os hospitais conveniados aos planos de saúde já poderão iniciar os atendimentos.
A operadora só será remunerada após a conclusão do conjunto de atendimentos. Os serviços prestados pelos planos de saúde vão gerar o Certificado de Obrigação de Ressarcimento (COR), necessário para abater a dívida com o SUS.