Promoções
Notícias
Notícias
AutomobilismoAviaçãoBem EstarBrasilCearáCiênciaCinemaComunicaçãoConcursosCulturaDestaqueDinheiroDireitos HumanosEconomiaEducaçãoEmpregoEntretenimentoEsporteFortalezaG20InternacionalLazerMeio AmbienteMercadoMundoMúsicaNegóciosPolitica InternacionalPolítica NacionalSaúdeSegurançaServiçoTecnologiaTurismoUtilidade PúblicaVeículosViolência
ProgramaçãoAnuncie
11:38
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
Notícias
Notícias→Meio Ambiente→Vereador denuncia desmatamento de 32 hectares de Mata Atlântica em Fortaleza; empresa e órgãos ambientais defendem legalidade

Vereador denuncia desmatamento de 32 hectares de Mata Atlântica em Fortaleza; empresa e órgãos ambientais defendem legalidade

Área conhecida como Floresta do Aeroporto foi liberada para construção de centro logístico; parlamentar aciona MP e órgãos ambientais para investigação.

Por Jornalismo Tempo FM
24 de Setembro de 2025 às 11:17

O vereador de Fortaleza Gabriel Aguiar (Gabriel Biologia) denunciou nas redes sociais a supressão de 32 hectares de Mata Atlântica na região conhecida como Floresta do Aeroporto, ao lado do Aeroporto Internacional Pinto Martins. Segundo o parlamentar, trata-se do “maior desmatamento da década” na cidade, realizado à revelia das normas ambientais, com base em laudos técnicos contestados.

“Essa floresta estava em estágio avançado de regeneração e foi derrubada de forma ilegal, sem estudo fitossociológico, como exige o decreto federal 6.660/2008”, afirmou Gabriel, que acionou Ministério Público, Ibama e outras instâncias jurídicas para solicitar embargo imediato da obra e recuperação da área degradada.

O terreno equivale a cerca de 45 campos de futebol e seria destinado à construção de um centro logístico privado, vinculado à Fraport Brasil, concessionária do aeroporto.

Posição da Fraport Brasil


Em nota, a empresa defende que o empreendimento:

  • Cumpre integralmente a legislação municipal, estadual e federal;

  • Obteve todas as autorizações ambientais necessárias antes do início das obras;

  • Tem potencial de gerar mais de 5 mil empregos diretos;

  • Preservará outras áreas protegidas do sítio aeroportuário.

“O avanço das obras só foi possível após a confirmação das autorizações em todas as etapas legais e ambientais. Caso houvesse algum impedimento, as obras não avançariam”, destacou a Fraport.

Defesa do licenciamento pela Semace


A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) confirmou que a autorização de supressão da vegetação foi emitida em conformidade com a Lei da Mata Atlântica e decretos federais. O órgão afirma que:

  • A vegetação era secundária, em estágios inicial e médio de regeneração;

  • Não foram identificadas espécies ameaçadas de extinção;

  • A área já apresentava histórico de ocupação humana (antigo Aeroclube de Fortaleza);

  • Todos os procedimentos de licenciamento cumpriram legislação federal, estadual e municipal, com anuência do Comando da Aeronáutica e do município.

“O parecer reforça que não existem fragmentos florestais significativos no local do empreendimento”, afirmou a Semace.

Impacto e repercussão


Imagens de satélite e registros locais mostram o antes e depois da área, evidenciando a remoção da vegetação. Moradores e ambientalistas demonstraram preocupação com os impactos ambientais, especialmente pela proximidade com a zona urbana e por se tratar de um dos últimos fragmentos florestais remanescentes na capital.

O caso agora será investigado por órgãos ambientais e Ministério Público, enquanto a obra segue em andamento, sob pressão de movimentos sociais e setores da sociedade civil que cobram maior fiscalização e transparência no processo de licenciamento.

Foto: Reprodução
Com informações do GC Mais.

Veja mais

Política Nacional
1.
Lula sanciona lei que fortalece o combate ao crime organizado
Política Nacional
2.
PF apura desvio de mais de R$ 813 milhões em transferência PIX
Saúde
3.
Ministério da Saúde promove Dia D contra a dengue
Política Nacional
4.
Senado instala Comissão para investigar o crime organizado no Brasil
Fortaleza
5.
Fortaleza terá ônibus extras circulando no Dia de Finados
© 2025, Tempo FM 103.9.
Todos os direitos reservados.
(85) 3264-3196tempofm@tempofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você