Promoções
Notícias
Notícias
AutomobilismoAviaçãoBem EstarBrasilCearáCiênciaCinemaComunicaçãoConcursosCulturaDestaqueDinheiroDireitos HumanosEconomiaEducaçãoEmpregoEntretenimentoEsporteFortalezaG20InternacionalLazerMeio AmbienteMercadoMundoMúsicaNegóciosPolitica InternacionalPolítica NacionalSaúdeSegurançaServiçoTecnologiaTurismoUtilidade PúblicaVeículosViolência
ProgramaçãoAnuncie
01:27
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
Notícias
Notícias→Politica Internacional→Trump anuncia tarifas de até 100% sobre produtos farmacêuticos e móveis importados
Imagem: Angela Weiss/AFP

Trump anuncia tarifas de até 100% sobre produtos farmacêuticos e móveis importados

Medida entra em vigor em 1º de outubro e também inclui caminhões pesados; especialistas e países alertam para impacto nos preços e cadeias de abastecimento

Por Jornalismo Tempo FM
26 de Setembro de 2025 às 11:26

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicanos), anunciou tarifas de até 100% sobre produtos farmacêuticos de marca ou patenteados, além de taxas sobre caminhões pesados e móveis fabricados no exterior.

"Vamos impor uma tarifa de 100% sobre qualquer produto farmacêutico de marca ou patenteado, a menos que a empresa construa sua fábrica nos Estados Unidos", escreveu Trump em sua plataforma Truth Social.

As medidas entrarão em vigor em 1º de outubro.

O economista Michael Wan, do banco japonês MUFG em Singapura, destacou que a definição de Trump é ambígua, mas que provavelmente não incluirá remédios genéricos enviados por países como a Índia.

Reação internacional


A Federação Europeia de Indústrias Farmacêuticas (Efpia) alertou que as tarifas criariam a pior das situações, aumentando custos, perturbando cadeias de abastecimento e impedindo que pacientes obtenham tratamentos vitais.

Já a Austrália, que exportou US$ 1,35 bilhão em produtos farmacêuticos para os EUA em 2024, afirmou que a decisão não é benéfica para consumidores americanos.

"Compramos muito mais produtos farmacêuticos dos Estados Unidos do que eles compram de nós (...) Não é benéfico para os consumidores americanos impor preços mais elevados", disse o ministro australiano da Saúde, Mark Butler.

Tarifas sobre caminhões e móveis


Trump anunciou tarifa de 25% para caminhões pesados importados, em defesa das montadoras americanas como Peterbilt, Kenworth, Freightliner e Mack Trucks.

"As tarifas sobre estes veículos são justificadas por muitas razões, mas acima de tudo, por motivos de segurança nacional", afirmou o presidente.

Entre os concorrentes estrangeiros afetados estão Volvo (Suécia) e Daimler (Alemanha). Após o anúncio, as ações dessas empresas caíram nas Bolsas europeias.

Além disso, o governo americano impôs tarifas sobre móveis e materiais para reforma de casas:

  • 50% em armários de cozinha, móveis de banheiro e produtos associados;

  • 30% em móveis estofados.

Segundo a Comissão de Comércio Internacional dos EUA, em 2022, 60% dos móveis vendidos no país eram importados, incluindo 86% dos móveis de madeira e 42% dos estofados. Após o anúncio, as ações dos varejistas Wayfair e Williams Sonoma desabaram.

Impacto econômico e inflação


As medidas fazem parte de uma ofensiva tarifária de Trump para reduzir o déficit comercial dos Estados Unidos. O governo já aplica uma tarifa básica de 10%, com taxas mais altas para países cujas exportações superam amplamente as importações americanas.

Especialistas alertam que a guerra tarifária reacende temores sobre a inflação e que a política busca reconstruir o setor manufatureiro com medidas protecionistas, contrariando as diretrizes modernas de economia aberta do país.

Com informações da AFP / O POVO.

Veja mais

Economia
1.
BNDES aprova R$ 47 milhões em crédito para empresas cearenses afetadas pelo tarifaço de Trump
Politica Internacional
2.
Líderes mundiais assinam acordo de cessar-fogo em Gaza
Economia
3.
Brasil atinge novo recorde de trabalhadores com carteira assinada no setor privado
Brasil
4.
Vazamento de óleo atrasa voos no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro
Política Nacional
5.
Presidente da Conafer é preso em flagrante durante depoimento à CPMI do INSS
© 2025, Tempo FM 103.9.
Todos os direitos reservados.
(85) 3264-3196tempofm@tempofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você