Promoções
Notícias
Notícias
AutomobilismoAviaçãoBem EstarBrasilCearáCiênciaCinemaComunicaçãoConcursosCOP30CulturaDestaqueDinheiroDireitos HumanosEconomiaEducaçãoEmpregoEntretenimentoEsporteFortalezaG20InternacionalLazerMeio AmbienteMercadoMundoMúsicaNegóciosPolitica InternacionalPolítica NacionalSaúdeSegurançaServiçoTecnologiaTurismoUtilidade PúblicaVeículosViolência
ProgramaçãoAnuncie
20:03
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
Notícias
Notícias→Meio Ambiente→Câmara aprova projeto que flexibiliza licenciamento ambiental.

Câmara aprova projeto que flexibiliza licenciamento ambiental.

Texto segue para análise da presidência.

Por Jornalismo Tempo FM
17 de Julho de 2025 às 09:36

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quinta-feira, 17, um projeto de lei que institui um novo licenciamento ambiental no Brasil. 
O texto teve 267 votos favoráveis e 116 contrários. O projeto nasceu na Câmara em 2004, já foi aprovado no Senado, e agora vai para sanção do presidente da república.
Os defensores da proposta - entre eles entidades ligadas à infraestrutura e ao agronegócio- apontam excesso de burocracias, morosidade e sobreposição de regras dos governos no modelo atual. 
Já os opositores - ambientalistas e parte do empresariado - veem riscos ecológicos e de mais insegurança jurídica.

O Ministério do Meio Ambiente é contrário à proposta, e deputados aliados intitularam o texto de “PL da Devastação”. O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), orientou a bancada contra o projeto.

Ao fim da votação, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse que o relator do projeto, Zé Vitor (PL-MG), consultou primeiramente a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Motta também disse que Vitor incorporou 70% dos pedidos do governo a partir de conversas com os ministérios da Agricultura, de Minas e Energia, dos Transportes e da Casa Civil.
Segundo o presidente da Câmara, o relator demonstrou “bom interesse com o debate e o diálogo na busca de convergência”. Além disso, Motta afirmou que “até o último momento” buscou “negociar com o governo”.

  •  Um dos principais pontos do projeto:
Aumento da pena para operação sem licença: O projeto estipula pena de seis meses a dois anos, ou multa, para quem construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais. Nas regras vigentes anteriormente, a pena prevista é de detenção de um a seis meses.

Foto: Reprodução.

Veja mais

Mercado
1.
Governo inclui tilápia em lista de espécies invasoras
Fortaleza
2.
ALECE homenageia radialistas cearenses em sessão solene
Política Nacional
3.
Senado instala Comissão para investigar o crime organizado no Brasil
COP30
4.
Evandro Leitão lança Observatório Climático e representa América Latina na COP30
Saúde
5.
Ministério da Saúde promove Dia D contra a dengue
© 2025, Tempo FM 103.9.
Todos os direitos reservados.
(85) 3264-3196tempofm@tempofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você