Ucrânia enviará à Rússia oferta para negociações semana que vem, diz Zelensky.
Em discurso à nação, Zelensky disse que o ritmo das negociações deveria ser acelerado e "tudo deveria ser feito para alcançar um cessar-fogo".
Por Jornalismo Tempo FM
19 de Julho de 2025 às 19:08
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse neste sábado (19) que Kiev enviou à Rússia uma oferta para realizar outra rodada de negociações de paz na próxima semana, e que ele quer acelerar as negociações para um cessar-fogo.
A Ucrânia e a Rússia realizaram duas rodadas de negociações em Istambul nos últimos cinco meses. Eles concordaram em trocar prisioneiros, mas não fizeram nenhum avanço para acabar com quase três anos e meio de conflito que começou com a invasão russa em 2022.
O presidente ucraniano disse que Rustem Umerov, que chefiou a delegação ucraniana em ambas as negociações em Istambul, enviou à Rússia a oferta de realizar uma reunião na próxima semana, mas não deu mais detalhes.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que aumentou seu tom contra a Rússia nas últimas semanas em meio ao agravamento dos ataques aéreos às cidades ucranianas, ameaçou impor sanções mais severas a Moscou no início de Agosto se um acordo de paz não fosse alcançado em 50 dias.